Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros - PCPME

O que é o Programa?

A Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (EEP-HCFMUSP) oferece o Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros, com o objetivo de transmitir conhecimentos de alta qualidade, nas várias áreas médicas, para outras nações.

Dividido em duas modalidades, Direto e Especializado, o Programa visa aprimorar o profissional e especializá-lo de acordo com a área médica escolhida, por meio do contato com especialistas do Sistema FMUSPHC, bem como com as técnicas, padrões e profissionalismo de alta qualidade que cercam estes profissionais. Além disso, a certificação emitida pela EEP garante reconhecimento ao egresso, no momento de retorno ao país.

Durante o Programa, os profissionais exercem suas atividades sob supervisão em período integral e com dedicação exclusiva nos Institutos do Hospital das Clínicas, o maior complexo hospitalar da América Latina, e um dos polos mais importantes do Brasil nos quesitos ensino, pesquisa e atenção à saúde, atualmente com mais de 18 mil colaboradores e cerca de 2.200 leitos.

Objetivos

O Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros (PCPME) destina-se a profissionais estrangeiros da área da saúde, graduados fora do Brasil, com ou sem experiência em sua área de atuação, que não tenham o diploma revalidado e que tenham interesse em estágio no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP.

O estágio exige dedicação exclusiva, em período integral e restrita ao HCFMUSP, não sendo permitida atuação fora do Complexo. As atividades serão realizadas sempre sob a supervisão do Corpo Clínico. O PCPME é realizado conforme a Resolução 1.832/2008, do Conselho Federal de Medicina.

O PCPME possui duas modalidades de acesso, direto e especializado:

1. PCPME Direto: para áreas que correspondem às áreas básicas e de especialidades da Residência Médica de acesso direto;

2. PCPME Especializado: para áreas que correspondem às especialidades com pré-requisito, áreas de atuação que exigem comprovação da realização de Residência Médica, ou Estágio no país de origem semelhante ao programa da Residência Médica.

Para efetivar a matrícula, o candidato deverá apresentar, OBRIGATORIAMENTE, certificado de proficiência em língua portuguesa Celpe-Bras, nível intermediário superior.

Informações

Público-alvo

Médicos estrangeiros, com graduação no exterior

Modalidade

Especialização

Período do curso

A duração de cada programa pode variar entre um a cinco anos dependendo da especialidade. O ano letivo de todos os programas inicia em março de cada ano.

Local do Curso

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Metodologia

Aulas Teóricas e Práticas no Hospital das Clínicas, em período integral e com dedicação exclusiva.

Critérios de Avaliação

Nota final igual ou superior a 7,0
Frequência obrigatória mínima de 70%

Certificado de Conclusão

Os certificados emitidos pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo são registrados pelo Ministério das Relações Exteriores, sem validade para o exercício médico no Brasil e revalidação do diploma.

Aguarde as informações sobre o processo seletivo 2019 por meio do Edital de Abertura de Inscrições PCPME 2019 (acompanhar via site).

Escola de Educação Permanente
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – Cerqueira Cesar – SP
Tel.: (11) 2661-2309
E-mail:cursosmedicos.eep@hc.fm.usp.br

EEP- Formatura 2015

Prof. Dr. Decio Mion Junior

Prof. Dr. Aluísio Augusto Cotrim Segurado

Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho

Profa. Dra. Elizabeth de Faria

Prof. Dr. Yassuhiko Okay

Formanda Andrea Valeria Andrade Iziquierdo