Centro de simulação no HCX é inaugurado pelo Instituto Simutec

Centro de Simulação

Já funciona no HCX Fmusp o Centro de Simulação para Treinamento com Realidade Virtual em parceria com o Instituto Simutec.

Este arrojado modelo educacional visa o desenvolvimento de cursos de formação, extensão e aperfeiçoamento que atendam a comunidade médica, desde graduandos a médicos que desejem melhorar habilidades, técnicas ou mesmo aprofundar conhecimentos, além de outros profissionais da área da saúde de todo o território nacional. Tudo isso com equipamentos de última geração, que incluem caixas de habilidades cirúrgicas, Phantoms para Ultrassonografia e Simuladores de Videocirurgia, Ultrassom, Endoscopia e Angiografia.

Esse formato educacional é novidade no Brasil e o HCX é pioneira nesse sentido, enquanto o Instituto Simutec possui cinco anos de experiência em treinamento usando simuladores com realidade virtual em sua unidade de Porto Alegre, já tendo treinado mais de 2.500 alunos e realizado mais de 8.000 treinamentos.

Equipe Centro de Simulação do HCX
Da esquerda: Lucas Oliveira, Patrícia Ribeiro, Amanda Camargo e Ivan Sanches

O Centro de Simulação pode ser utilizado por instituições de ensino, clínicas e serviços de saúde em geral que queiram treinar suas equipes. Para agendar sessões de treinamento em realidade virtual, é preciso entrar em contato pelo telefone (11) 2661-3878, WhatsApp (11) 98558-0072 ou pelo email [email protected].

Confira as funcionalidades e diferenciais dos simulares nos vídeos a seguir, com explicações de Patrícia Ribeiro, gerente de simulação e tecnologia do Simutec.

 

Videolaparoscopia

Módulos e procedimentos do centro de simulação: colecistectomia, colangiografia, apendicectomia, hérnia incisional, hérnia inguinal, bypass gástrico, sigmoidectomia, nefrectomia, procedimentos básicos em ginecologia, histerectomia, fechamento de cúpula vaginal e cirurgia toracoscópica assistida por vídeo (VATS) lobectomia.

 

Ultrassonografia

Módulos e procedimentos do centro de simulação: ultrassom point of care em emergência (FAST, eFAST e RUSH), ecocardiografia básica e avançada com Doppler colorido, ultrassom transesofágico, abdominal, pulmonar, ginecológico e obstétrico; punção venosa guiada por ultrassom.

 

Angiografia Intervencionista

Módulos e procedimentos disponíveis no centro de simulação: intervenção endovascular nos segmentos aortoilíaco, femoro-poplíteo, infrapatelar, troncos supra aórticos, artérias renais e ramos viscerais, carótida extracraniana, coronárias, tratamento do AVC isquêmico e intervenção cerebral; embolização periférica, da artéria prostática e uterina e quimioembolização de tumores hepáticos; reparo endovascular do aneurisma da aorta abdominal e torácica; oclusão percutânea do forame oval patente e do apêndice atrial esquerdo; punção transseptal e eletrofisiologia.