Especialista responsável pela Consultoria HCFMUSP COVID-19 integra lista de cientistas mais influentes do mundo

Consultoria EEP HCFMUSP: especialista técnica é citada em ranking mundial de ciências

Médicos do Hospital das Clínicas da FMUSP e professores da Faculdade de Medicina da USP estão entre os maiores pesquisadores do mundo. A constatação é de um estudo conduzido pela Universidade de Stanford e publicado pela revista PLOS Biology. Ao todo, 600 brasileiros tiveram seus trabalhos reconhecidos. Infectologista, Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HCFMUSP e membro da equipe técnica da Consultoria HCX Fmusp Covid-19, Profa. Dra. Anna Sara Levin integra a lista.  

A pesquisa, intitulada Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, elencou os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, com base no número de vezes em que um trabalho foi citado ou como interferiu em estudos de outras pessoas. Para isso, considerou bases de dados como Scopus. O resultado foram dois rankings, que destacam o trabalho dos pesquisadores ao longo da carreira e sua atuação no ano de 2019. 

Médica infectologista, professora Titular da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do GCIH HCFMUSP, a Profa. Dra. Anna Sara Levin é uma das pesquisadoras citadas no levantamento. “É um reconhecimento a mim, mas também a toda ciência brasileira. E, em especial, é importante para as mulheres, como um estímulo ao engajamento à ciência”, destacou

Profa. Dra. Anna Sara Levin, responsável pela Consultoria HCFMUSP Covid-19

A Profa. integra o ranking por sua longa carreira em prol da Ciência. Uma importância, inclusive, dada também pelos think thanks da área da saúde. Em fevereiro deste ano, ela fez parte do grupo de 400 especialistas de todo o mundo convocado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para discutir o papel da pesquisa no combate ao novo coronavírus.

Em conversa com a equipe do blog do HCX, a Dra. Anna falou sobre os desafios e obstáculos enfrentados pelos cientistas de todo o país. “O futuro da ciência está sob ataque com ameaças de perda de financiamento. Sua importância para a vida do cidadão não está visível e nem é compreendida como deveria. A boa ciência muitas vezes não produz resultados imediatos, mas serve de base para os desenvolvimentos a seguir”, diz. A especialista vê um caminho para a área, mas que passa justamente pela compreensão da ciência e de seus benefícios. “Deve haver um amplo financiamento público para a pesquisa. E esta ideia está sob ataque permanente, como se fosse um desperdício, embora seja na verdade um investimento para o futuro”.

Pesquisadora reconhecida internacionalmente e uma autoridade em Infectologia, a Dra. Anna Sara é membro da equipe técnica da Consultoria HCX – COVID 19, um conjunto de ações prestadas a organizações para a retomada segura das atividades durante a pandemia..

 

Veja os professores e médicos que se destacaram, por ordem alfabética:

Amato, Marcelo B.P.

Benseñor, Isabela M.

Bocchi, Edimar Alcides

Ferreira, Marcus C.

Gattaz, Wagner

Habr-Gama, Angelita

Hoff, Paulo

Kowalski, Luiz Paulo

Krieger, Eduardo Moacyr

Latronico, Ana Claudia

Levin, Anna Sara

Lotufo, Paulo A.

Massad, Eduardo

Mendonça, B.B.

Polanczyk, Guilherme V.

Rocha, Vanderson

Rocha-e-Silva, Mauricio

Rössler, Wulf

Saldiva, Paulo Hilário Nascimento

Santos, Raul D.

Shikanai-Yasuda, Maria Aparecida

Teixeira, Marcus Zulian

Villa, Luisa Lina

Wajchenberg, Bernardo Léo

Zatz, Roberto

Destaques de citações em 2019:

Abrao, Mauricio

Amato, Marcelo B.P.

Andrade, Laura Helena

Benseñor, Isabela M.

Bocchi, Edimar Alcides

Bronstein, Marcello D.

Brunoni, Andre R.

Burdmann, Emmanuel De Almeida

Drager, Luciano Ferreira

Forlenza, Orestes V.

Furtado, M. João

Gouveia, Nelson

Habr-Gama, Angelita

Hajjar, Ludhmila Abrahão

Helito, Camilo Partezani

Hoff, Paulo

Kowalski, Luiz Paulo

Lorenzi-Filho, Geraldo

Lotufo, Paulo A.

Massad, Eduardo

Mendonça, B. B.

Monteiro, Mário L.R.

Polanczyk, Guilherme V.

Rocha, Vanderson

Rochitte, Carlos Eduardo

Rössler, Wulf

Saldiva, Paulo Hilário Nascimento

Shikanai-Yasuda, Maria Aparecida

Villa, Luisa Lina

Wajchenberg, Bernardo Léo

Wang, Yuan Pang

Mulheres na Ciência

A Dra. Anna Sara foi uma das 10 pesquisadoras da USP homenageadas no Prêmio Mulheres na Ciência 2020, concedido às profissionais com atuação destacada no enfrentamento à Covid-19. A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Escritório de Carreiras (ECar) foi a responsável pela organização do prêmio. 

“O trabalho que os profissionais de saúde do HCFMUSP realizaram, e continuam realizando neste recrudescimento da pandemia, é árduo, perigoso e quase invisível, e a maioria dos profissionais da linha de frente são mulheres. Vejo este prêmio como uma justa homenagem a elas”, ressaltou a Profa. Anna Sara,

Além dela, foram premiadas as Professoras Marisa Dolhnikoff e Thais Mauad, do Departamento de Patologia; a Profa.Ester Sabino, do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias; a Profa. Ludhmila Abrahão Hajjar, do Departamento de Cardiopneumologia e as pesquisadoras Larissa Dias da Cunha; Lorena Guadalupe Barberia, Lúcia Helena Faccioli, Maria Rita Passos Bueno e Regina Pelkemann Markus.