Janeiro branco e a importância da saúde mental

Janeiro Branco e saúde mental

O primeiro mês do ano é conhecido por ser a época das resoluções de ano novo – período em que se planejam diversas mudanças. Mas, desde 2014, ele também se tornou o Janeiro Branco – iniciativa social, voluntária e sem hierarquia que visa uma cultura da saúde mental. E do que se trata?

O Janeiro Branco foi criado por psicólogos brasileiros com o objetivo de propor debates e ações sobre saúde mental, a fim de prevenir o adoecimento emocional da população. A ideia é convidar as pessoas a refletirem o sentido e o propósito de suas vidas, qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas: emoções, pensamentos e comportamentos.

De acordo com dados do site da iniciativa, ansiedade, depressão e suicídio cresceram nos últimos anos. O Brasil é o país com o maior número de pessoas com transtorno de ansiedade e cerca de 6% da população sofre de depressão. Então, de maneira acolhedora, a campanha visa contribuir para o desenvolvimento, disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais, além de trabalhar em prol da valorização de políticas públicas relativas aos universos da saúde mental em todo o mundo.

Janeiro Branco e Saúde Mental

Nunca é só um estresse aleatório! Esteja atento e procure ajuda de psicólogos ou psiquiatras. Fazer terapia se tornou uma necessidade e nada mais é do que falar sobre si mesmo, compartilhar com um profissional sentimentos e emoções, tanto atuais, quanto relacionados a vivências passadas. Mune-se também de uma rede de apoio com pessoas positivas, relacione-se com quem te coloca para cima e te ajuda.

Como manter uma boa saúde Mental?

1- Procure ter pensamentos positivos consigo e com os outros;

2- Aceite-se e seja menos duro com você mesmo;

3- Tire momentos para lazer ao lado de pessoas queridas;

4- Faça terapia para lidar com suas questões;

5- Pratique atividades físicas;

6- Tenha uma alimentação saudável.

Capacitação do Profissional de Saúde

Sintonizada com a necessidade de priorizar a saúde mental e emocional, o HCX Fmusp oferece aos profissionais da saúde diversos cursos na área. O objetivo é contribuir com a formação do profissional para a construção, fortalecimento e disseminação da importância do cuidado com o bem-estar mental.

Cursos de Saúde Mental:

Para mais informações sobre estes e outros cursos, acesse o site do HCX. E lembre-se: quem cuida da mente, cuida da vida!