Descrição
Point of Care em Ginecologia - Módulo 1 - Ultrassonografia da Pelve Feminina Normal e Variações Fisiológicas
A ultrassonografia tem sido cada vez mais utilizada como o primeiro método de escolha em imagem. Podemos dizer que atualmente é considerada o estetoscópio da Medicina Moderna, que aprimora a assistência médica e faz parte muitas vezes do exame físico ampliado. Nos dias de hoje, muitas escolas de Medicina incorporaram no seu currículo noções de imaginologia como a ultrassonografia desde o início do curso.
O desenvolvimento de aparelhos portáteis e mais acessíveis permitiu a avaliação chamada “point of care” do paciente à beira do leito, nas consultas ambulatoriais e dentro das salas cirúrgicas. A evolução tecnológica da ultrassonografia point of care possibilitou diagnóstico preciso, seguro e melhora da qualidade do atendimento ao paciente. Dentre as principais vantagens do método estão o seu caráter não-invasivo, a ausência de radiação e acessibilidade ao paciente. Os equipamentos de ultrassonografia são vantajosos porque podem ser levados ao paciente onde quer que ele se encontre no âmbito hospitalar.
Pacientes ginecológicas com sangramento uterino anormal (SUA), dor pélvica, tumores pélvicos, usuárias de DIU e outras patologias podem ter o exame ginecológico ampliado com a ultrassonografia abdominal e/ou transvaginal. Dessa forma é possível diagnóstico mais preciso com terapêutica adequada.
Nas urgências ginecológicas as decisões devem ser tomadas de forma rápida, segura e precisa, devido ao risco do agravamento da saúde e óbito da paciente. A identificação de coleções sanguíneas e abscessos é fundamental, por exemplo, ruptura de cistos e doença inflamatória pélvica, torção ovariana e anexial, mioma pediculado, perfuração uterina traumática, mioma parido e inversão uterina, também podem ser diagnosticadas. A orientação de punções de cistos, coleções, drenagem dos abscessos no fundo de saco de Douglas podem ser facilmente realizadas por meio da ultrassonografia transvaginal.
O treinamento é fundamental, podemos dizer que “só enxergamos o que os nossos olhos estão acostumados a ver e só fazemos o que estamos treinados a fazer”.
O trabalho de 40 anos com ultrassonografia obstétrica e ginecológica no complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP, agregando grande experiência dentro dessa área diagnóstica, culminou na criação deste curso pelo Prof. Dr. Ayrton Roberto Pastore, do Departamento de Radiologia e Oncologia do HCFMUSP. Dessa forma, este curso visa difundir o conhecimento necessário para o domínio da técnica da ultrassonografia pélvica abdominal e transvaginal.
Para conhecer mais sobre o Centro de Treinamento de Realidade Virtual, os simuladores e os cursos oferecidos, CLIQUE AQUI
Instituto:
InRad
Departamento:
Departamento de Radiologia e Oncologia do HCFMUSP
Coordenador(es):
Prof. Dr. Ayrton Roberto Pastore