HCX Fmusp: 10 anos de imersão e experiência em Saúde

Fachada da EEP HC

O HCX Fmusp nasceu há dez anos, com o propósito de centralizar e dar suporte a todas as iniciativas de educação para o público-externo, assim como captar recursos para a complexa operação do Hospital.

A evolução da Escola foi constante nos últimos anos. Em 2010, o HCX obteve o credenciamento pela Comissão Estadual de Educação, sendo classificada como Escola de Governo. Isso permitiu a oferta de cursos de Especialização, com certificado válido em todo o território nacional. Os números mostram um pouco esse crescimento: atualmente, são oferecidas 64 especializações nas mais diversas profissões na área da Saúde, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

Alinhada com as inovações e mudanças da Educação no Brasil e no mundo, em 2014 rompeu as barreiras geográficas. Assim, nasceu a área de ensino a distância do HCX, com mais de 150 cursos lançados em seis anos. Com tecnologia e expertise, a equipe interna não apenas gerencia os cursos, como contribui para a concepção pedagógica, produz as vídeo-aulas ministradas pelos professores da instituição e cria a plataforma de interação com o aluno.

Nesse mesmo ano, o HCX incorporou a organização de Preceptorias e Oficinas Práticas, com produtos ofertados para as indústrias farmacêutica, de equipamentos e insumos médicos.Em 2017, no entanto, houve uma intensificação desse trabalho, visando beneficiar outras divisões do HC com suporte comercial e de desenvolvimento das atividades. De 2017 a 2018, houve um crescimento de 70% e, atualmente, mais de 20 disciplinas colhem os resultados desta iniciativa.

Em 2016, foi a vez de a escola passar a administrar os cursos de Trauma credenciados pelo Colégio Americano de Cirurgiões (American College of Surgeons), ATLS e PHTLS, que agora fazem parte do portfólio de treinamentos com simulação realística. No ano passado, com uma estrutura otimizada, somente esses dois cursos formaram cerca de 1.000 alunos.

Iniciada há menos de dois anos, a parceria entre a Escola e o Instituto Simutec foi outra conquista de grande valor agregado. A empresa uniu sua expertise em treinamentos com realidade virtual e simuladores de ponta à tradição e experiência educacional do HC, por meio de atividades práticas em grupo ou individuais. Os cursos se concentram, atualmente, em videolaparoscopia, ultrassonografia e angiografia intervencionista, mas outras especialidades estão desenvolvendo modelos de treinamento.

Em 2019, os cursos de Emergências Cardiovasculares, vinculados à Associação Americana do Coração (AHA – American Heart Association) também passaram a ser administrados pelo HCX. ACLS, BLS, Primeiros Socorros, RCP/DEA e PALS estão neste portfólio. As equipes foram integradas e a expertise de divulgação e vendas do HCX veio a somar ao conhecimento técnico e de gestão do, então, LTSEC – Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares.

Atualmente, a Escola conta com mais de 350 atividades educacionais entre as mais diversas modalidades. São cursos na área da saúde, de formação em áreas técnicas, pós-graduação, ensino a distância, atividades de atualização, treinamentos com simulação realística e realidade virtual, que atendem tanto o público-final – alunos – quanto empresas.

Em paralelo a tudo isso, a velocidade das evoluções no campo de comunicação e marketing impactou drasticamente a atuação do HCX, que precisou se preparar para um modelo de divulgação e oferta de produtos muito mais robusto. Um novo site, com vendas online, foi lançado em março de 2018; as redes sociais passaram a fazer parte da divulgação de todas as atividades e foram feitos investimentos de mídia para ampliar a divulgação dos cursos. Isso tudo trouxe grandes resultados: em 2019, mais de 620 mil usuários acessaram o site da Escola.

Todos estes esforços resultaram em um crescimento médio de 20% ao ano e um faturamento que hoje é cinco vezes superior ao de dez anos atrás. É ensino para transformar vidas. Experiência e conhecimento para melhorar a saúde das pessoas. 

História Escola de Educação Permanente
História do HCX contada ao longo dos anos