EEP oferece educação continuada para indústrias da saúde

indústria

Atualização sempre foi e continua sendo um divisor de águas no desempenho de qualquer profissional, inserido ou não em uma indústria. Na área de saúde a exigência é ainda maior: os avanços constantes no tratamento e diagnóstico de doenças se somam ao peso da responsabilidade de cuidar de vidas.

Em paralelo, as ofertas são as mais variadas. Congressos, Simpósios e toda a sorte de cursos estão disponíveis para as diversas especialidades médicas e profissões da saúde. Além disso, boa parte da estratégia de comunicação das empresas do setor está fincada em disponibilizar informação de qualidade aos seus clientes ou prospects, o que inunda a internet de conteúdo – infelizmente, nem sempre da melhor qualidade.

Neste cenário, desde 2014, a EEP – Escola de Educação Permanente, o braço educacional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, oferece soluções de educação continuada para as diversas indústrias do setor de saúde, cumprindo a missão institucional de compartilhar conhecimentos de qualidade e melhores práticas para os profissionais do segmento.

A ideia por trás deste conjunto de programas educacionais é unir a experiência assistencial e conteúdo de ponta das várias áreas do HC para formatar produtos customizados, que satisfaçam os objetivos de atualização vislumbrados nas estratégias das indústrias. São três modelos básicos de programa, que podem ser adequados conforme as demandas: Preceptorias, Educação à distância e Oficinas ou Treinamentos práticos.

 

Imersão e integração com palestrantes

A Preceptoria é uma modalidade essencialmente teórica, que, geralmente, tem foco no diagnóstico e tratamento de uma doença, com o objetivo de atualizar o médico de consultório ou acadêmico na prática cotidiana. É uma carga horária pequena, de 8 a 10 horas, que pode ser cumprida em um dia único ou em períodos separados em dois dias, uma tarde e uma manhã.

Um grupo de 20 a 25 participantes convidados é recebido no Hospital das Clínicas, em local próximo à área/especialidade tema da Preceptoria, e participa de visitas, discussões de caso e palestras com nossos mais destacados profissionais, seguindo um programa estabelecido exclusivamente pelos profissionais do HC, sem a interferência da indústria. O grupo pequeno proporciona uma excelente integração dos participantes convidados pela indústria, com os palestrantes da Preceptoria.

“Desde 2014, já realizamos mais de 80 Preceptorias em diversas especialidades, recebendo cerca de 1.700 alunos. Lúpus, Artrite Reumatoide, Obesidade, Infecções Fúngicas, Hipertensão, Linfomas e Leucemia, são alguns dos temas que já desenvolvemos”, acrescenta a Prof. Dra. E Prof. Dra. Eloisa Bonfá, Diretora Clínica do Hospital das Clínicas FMUSP e Presidente do Conselho da EEP.

 

Resposta às altas demandas de treinamento

Para a modalidade de Educação à Distância, a EEP conta com uma estrutura de profissionais especializados e estúdio para a produção dos conteúdos.

As áreas do HC são responsáveis pelo desenvolvimento das aulas e materiais complementares, como testes, apostilas e artigos, além de prover os tutores ou mediadores em fóruns, quando pertinente. A EEP se encarrega de toda a orientação pedagógica, além da captação e edição de videoaulas e construção do curso em plataforma compatível.

“Quando o curso é solicitado pela indústria, o público-alvo pode ser seus clientes ou a força de vendas; neste último caso, auxiliando a alta demanda de treinamento diante da grande rotatividade de colaboradores no setor”, explica Liliana Magon de Almeida, Gerente de Negócios da EEP.

Os cursos à distância têm, em geral, 12 aulas, o que depende do tema a ser desenvolvido. As aulas são curtas, com duração máxima de 20 minutos, o que facilita a organização do estudo pelo aluno. Os conteúdos podem ser acessados várias vezes e estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, num período de três a seis meses. É necessário assistir a 70% das aulas para a obtenção do certificado.

 

Conteúdo customizado

A Oficina ou Treinamento Prático é a modalidade mais flexível em termos de formato. Tem o objetivo de transmitir conhecimentos práticos, proporcionando aos participantes vivência em nosso ambiente ou atividades hands-on.

A duração, número de participantes e profundidade do programa variam de acordo com a demanda. É um produto totalmente customizado.

“Já realizamos desde oficinas em que os participantes acompanham uma semana de um serviço, observando todas as atividades de um colaborador, reuniões científicas, etc., o que acontece na área de Dor Orofacial, por exemplo; até treinamentos estritamente práticos, em que os participantes recebem um alinhamento teórico breve, praticam em modelos experimentais e acompanham procedimentos diagnósticos ou cirúrgicos, como é o caso da Gastrostomia”, cita Liliana.

Todos os programas presenciais são realizados nas dependências do HC, o que por si só já é um grande atrativo para os participantes, pois proporciona conhecer uma instituição que é, muitas vezes, uma referência para estes convidados. Além disso, sempre que possível, incluímos nos programas a recepção dos alunos na Faculdade de Medicina, com visita à Biblioteca e laboratórios de ensino. Os certificados são emitidos pela Faculdade de Medicina da USP, Hospital das Clínicas e Escola de Educação Permanente, credenciada pelo Conselho Estadual de Educação.

 

Informação de qualidade atende questões éticas

De acordo com o Prof. Décio Mion Jr, diretor da EEP, além da expertise do HC nas mais diversas áreas de saúde, a parceria com a EEP HCFMUSP agrega ainda o know-how da própria Escola: “Nos 10 anos de atuação da EEP, acumulamos grande experiência em educação na área de saúde. Nosso portfólio reúne mais de 300 cursos, em diversas modalidades de ensino, cobrindo a maior parte das especialidades médicas e profissões de saúde, desde o nível técnico. As atividades que realizamos com a indústria nos últimos anos são um reflexo disso. 95% dos alunos que participaram desses programas avaliaram a experiência como tendo atendido plenamente ou superado suas expectativas”.

Em tempos de atenção redobrada com questões de ética e compliance nas empresas, fornecer informações de qualidade, idôneas, baseadas em dados científicos e atuação com um número muito relevante de pacientes, como é o caso do HC, vem ao encontro das necessidades de todos os lados desta parceria: os participantes são beneficiados com atualização de qualidade e isenta, sem cunho comercial; a indústria cumpre a sua tarefa de atualizar os profissionais convidados, sem interferir na sua conduta; e a EEP alcança o objetivo de captar recursos financeiros que são usados para suporte às áreas do HC, além da transmissão de conhecimento inerente à sua constituição.

Os interessados em desenvolver este tipo de parceria podem entrar em contato com a área de Negócios da EEP ([email protected] / +55 11 2661-3892).