Conheça os Cursos de Especialização com Bolsa do HC

programa de bolsas

Os Cursos de Especialização Lato Sensu com Bolsas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP são subsidiados pelo Programa de Bolsas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Trata-se da oferta de aproximadamente 60 cursos uni e multiprofissionais em 15 áreas da Saúde, direcionados aos profissionais de nível superior.

O programa de bolsas tem a finalidade de difundir conhecimento, complementar a formação acadêmica, atualizar e incorporar competências técnicas mediante aprimoramento profissional e incentivo à capacitação e educação continuada de profissionais graduados na área da saúde.

Os cursos são divididos em três módulos – núcleo comum, núcleo específico-teórico e núcleo específico-prático – e, para receber o certificado de conclusão do Curso de Especialização, o aluno deve ser aprovado em todas as disciplinas de todos eles. A carga horária varia de pouco mais de 1.700 horas a mais de 3.500 horas, com jornada de 40 horas semanais.

Eles têm a organização interna das Unidades de Apoio que conta com equipe para coordenar as atividades pedagógicas e docentes responsáveis pela organização, planejamento e execução das aulas dos componentes curriculares teóricos e/ou práticos.

O programa foi instituído em 9 de novembro de 2018, pelo Decreto Estadual nº 63.798.

Elisângela Domingues, da secretaria da o HCX Fmusp, explica: “No final de novembro de 2018, foi reorganizado o programa de bolsas para aprimoramento de profissionais não médicos de nível superior, instituído pelo Decreto nº 13.919, de 11 de setembro de 1979. Mais conhecido como PAP, passou a ser denominado ‘Programa de Bolsas para Cursos de Especialização Lato Sensu”.

Programa de Aprimoramento Profissional

Os programas costumam ter duração de um a dois anos, e abrangem as seguintes áreas profissionais: Administração em Saúde, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Fisioterapia Musculoesquelética, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Patologia Clínica, Psicologia, Saúde e Trabalho, Serviço Social, Técnicas Avançadas em Análises Clínicas e Terapia Ocupacional.

“Proporcionar ao aluno o poder de criar um pensamento crítico abrangente de novos conhecimentos teóricos, práticas específicas e, principalmente ter a experiência da qualidade e extensão do HC, faz a diferença!”, afirma Elisângela.

Os cursos de Especialização do programa de bolsa Lato Sensu têm grande procura em cada edição. De acordo com a profissional, eles oferecem conhecimentos ministrados por profissionais competentes de excelência. “Hoje temos pessoas em pontos estratégicos na gestão no HC que participaram do PAP”, conta.

Bolsa de Especialização: escolha o programa e se inscreva

As inscrições para os programas que terão início em março de 2020 já estão abertas no site da VUNESP, e se encerram em 7 de outubro de 2019; além disso, também está disponível o Edital de Abertura de Inscrições para mais informações.  

Podem se candidatar ao Programa de Bolsas para Curso de Especialização Lato Sensu graduado de nível superior regularmente habilitado, sem vínculo empregatício com o Sistema Único de Saúde (SUS) ou outra instituição.

Se deseja saber mais sobre os cursos, acesse a página do HCX. Não perca a oportunidade de aprender e se atualizar em um diferenciado programa de especialização e em um complexo hospitalar de referência!

Leia também: Terapia Ocupacional possibilita reinserção social adequada do paciente