Especialistas convidados compartilham experiências com cursos técnicos

cursos técnicos

Um dos aspectos que torna os cursos técnicos verdadeiramente dinâmicos é o convite que seus organizadores fazem a palestrantes renomados para compartilhar suas experiências e rotinas práticas. Os alunos conseguem, assim, desenvolver uma perspectiva da realidade da carreira que buscam seguir.

Recentemente, convidados levaram seus conhecimentos, experiências profissionais, novidades e falaram da área farmacêutica em quatro diferentes encontros para alunos do Curso Técnico em Farmácia, da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas (EEP – HCFMUSP).

Atuação do Técnico de Farmácia em uma Central de Quimioterapia foi o tema de um dos cursos técnicos, apresentado pelo Dr. Kaléu Mormino Otoni, farmacêutico especialista em Oncologia. Já a Dra. Nathália Vitorelo, farmacêutica microbiologista, palestrou sobre Qual a importância da Microbiologia para o Técnico de Farmácia?. Dra. Renata Araujo Sivera, farmacêutica especialista em Biotecnologia para Saúde-Vacinas, falou de um assunto essencial e, atualmente, controverso – Vacinas: Importância da Imunização; e o farmacêutico Alan Alves dos Santos, especialista em Farmacologia Clínica e Gestão em Farmacovigilância, conduziu o tema Farmacovigilância: Atuação do Técnico de Farmácia.

“Na ocasião, os participantes puderam interagir e tirar suas dúvidas com quatro grandes especialistas, que abordaram temas importantes e atuais da área farmacêutica. A atualização cientifica é essencial e estes encontros, com certeza vão agregar aos participantes – foi incrível o compartilhamento das experiências profissionais”, comenta Jessé Eduardo Bispo, Coordenador e Docente na EEP e Farmacêutico Clínico do Hospital Totalcor.

Confira detalhes sobre cada um dos conteúdos apresentados:

  • Atuação do Técnico de Farmácia em uma Central de Quimioterapia – os alunos puderam entender os conceitos básicos do que é câncer, quais as principais linhas de tratamento, entender o que é uma central de quimioterapia e a estrutura mínima de uma farmácia oncológica e, por fim, discutir a respeito da importância do técnico de farmácia no tratamento do paciente com câncer. Dr. Kaléu Mormino Otoni abriu para perguntas e explicou a importância do técnico em farmácia de ser parte de uma equipe.
  • Qual a importância da Microbiologia para o Técnico de Farmácia? – Nathália Vitorelo ministrou uma palestra com muita interação, trazendo inicialmente perguntas para serem respondidas com mitos e verdades. Quem são os microrganismos? foi uma das questões debatidas, seguidas de outras envolvendo o tema. Depois, a importância da microbiologia para o técnico em Farmácia entrou em pauta e foi explicada pela especialista. Os alunos assistiram, ainda, a um vídeo emocionante mostrando que todo paciente é o amor de alguém!
  • Vacinas: Importância da Imunização – para os alunos entenderem o conceito da palestra, Dra. Renata Araujo Sivera iniciou a aula com a explicação do contexto histórico, definição, como surgiu e como funciona a vacina. A produção também foi abordada pela palestrante, que apresentou um vídeo para melhor entendimento. A importância da vacinação, um assunto muito debatido atualmente devido aos movimentos antivacinas, foi levantado na palestra pela especialista que, ainda, explicou sobre os programas e calendário de vacinação. Para finalizar, apresentou um vídeo para debate com o tema: Vacinas fazem mal?, do Canal Nostalgia.
  • Farmacovigilância: Atuação do Técnico de Farmácia – Alan Alves dos Santos definiu a farmacovigilância e sua importância, e deu um breve histórico sobre o tema. Repassou o desenvolvimento da área no Brasil, desde a publicação da Lei Federal nº 6360/76, que estabeleceu a transmissão de acidentes ou reações nocivas à autoridade sanitária competente. Definiu, ainda, o ato de notifica e abordou a Rede Sentinela da Anvisa. Explicou a diferença entre reação adversa e evento adverso, entre desvio de qualidade e queixa técnica e definiu os medicamentos de alta vigilância. Por fim, falou sobre erro de medicação e legislação.

 

A área pede atualização e conhecimento 

Os cursos técnicos em Farmácia também têm atuação fundamental nos ambientes em que atuam, e a atualização científica é importante para seu crescimento e compartilhamento de conhecimentos.

A EEP oferece formatos inovadores de cursos de excelência à distância (EaD), e a formação presencial técnica em Farmácia, que abre inscrições semestralmente, para capacitar os profissionais.

Conheça alguns dos cursos: Cálculos em FarmáciaPsicofarmacologia e Portaria 344/98Assistência Farmacêutica em DrogariasOrientações para dispensação de medicamentos em drogariasInterações Medicamentosas; Capacitação Técnica sobre Dispensação de Medicamentos e Assistência Farmacêutica ao Paciente Ambulatorial.

Para mais informações sobre todos os cursos disponíveis para técnico em Farmácia, acesse o site da EEP. Acompanhe também nossos canais de comunicação: FacebookLinkedIn e Instagram.