A importância da atualização em fisioterapia

fisioterapia

A atualização técnico-científica é essencial e uma grande aliada do profissional da Saúde para manter-se em dia com revisão de conceitos, novas abordagens e condutas. A fisioterapia é uma das áreas que pode se beneficiar imensamente dessa atualização constante, já que informações revisadas ou recém-lançadas podem fazer a diferença nas condutas de rotina, na recuperação e resposta dos pacientes aos tratamentos.

Para contribuir com os profissionais, a Escola de Educação Permanente (EEP) oferece dez programas de especialização em Fisioterapia no Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC), que contemplam atividades teórico-práticas em Unidades de Internação e Ambulatório para auxiliar e aprimorar a rotina dos fisioterapeutas.

 

Diversidade e conteúdo para profissionais de níveis variados

Os programas de especialização em fisioterapia do ICHC oferecem conteúdo robusto e completo, abordando a atuação em cada especialidade. Possuem duração de um ano; porém, são duas opções de proposta, para que seja possível atender tanto o fisioterapeuta recém-formado, quanto os mais experientes, que desejam aprimorar seus conhecimentos ou se dedicar a uma nova área de atuação.

Cinco programas ocorrem durante a semana (segunda à sexta-feira), no período da manhã ou tarde, com carga horária total de 1.100 horas – uma extensa oportunidade de vivenciar a prática supervisionada com pacientes em diferentes níveis de complexidade e diversas unidades. São eles: Fisioterapia no Esporte e Exercício; Fisioterapia em Gerontologia; Fisioterapia Hospitalar; Fisioterapia em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento; e Fisioterapia em Saúde da Mulher.

Já outros cinco serão realizados aos finais de semana, com frequência quinzenal e carga horária total de 450 horas. As atividades teórico-práticas ocorrem às sextas-feiras (noite) e sábados (durante o dia), conforme calendário pré-definido, possibilitando a organização e participação mesmo daqueles que já possuem carreira consolidada e não dispõem de tempo hábil em horários comerciais. São eles: Fisioterapia em Obstetrícia; Fisioterapia Pélvica Funcional; Fisioterapia em Cuidados Paliativos; Fisioterapia Reabilitação das Disfunções Musculoesqueléticas; e Fisioterapia em UTI, Urgência e Emergência.

 

Confira a programação

De modo geral, trata-se de uma oportunidade de interação com profissionais renomados no maior hospital da América Latina, vivências práticas com pacientes em diferentes níveis de complexidade, incentivo à atuação interdisciplinar e aprendizagem com foco em metodologias ativas.

“O contato com essas vivências e ferramentas possibilita aos educandos uma interação direta com a equipe multiprofissional, ampla rede de assistência a pacientes de média e alta complexidade, diversidade e condições favoráveis para o desenvolvimento de pesquisa científica”, explica Rita Pavione, gestora de ensino da Divisão de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas.

Ainda, de acordo com ela, essa vivência aumenta o potencial de aprendizado e repertório técnico, oferecendo um diferencial imprescindível para o competitivo mercado de trabalho.

Confira as especificidades e o diferencial de cada programa:

 

Fisioterapia Hospitalar oferece vivência prática nas Unidades de Terapia Intensiva e Enfermarias, permitindo aos nossos educandos desenvolver as habilidades necessárias para realizar este cuidado com eficiência e responsabilidade, sendo parte integrante e ativa da equipe interdisciplinar.

Início em 01/03/2019 e término em 28/02/2020.

 

Fisioterapia em Gerontologia é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) por meio da Resolução nº 477, de 20 de dezembro de 2016. Aborda a assistência integral e de excelência ao idoso, possibilitando conhecimento, prática e vivências para que o fisioterapeuta esteja apto para atender em ambiente ambulatorial, unidades de internação, atendimentos em grupo, atendimento domiciliar, grupos de orientação, além de estimular a organização e participação em eventos sociais visando promoção, prevenção e reabilitação na população idosa.

Início em 01/03/2019 e término em 28/02/2020.

 

Fisioterapia em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento tem como diferencial o incentivo ao raciocínio crítico e investigativo para compreender as queixas por meio da análise do movimento nas funções em que se manifestam, de modo a elaborar um planejamento terapêutico assertivo e funcional, utilizando as bases sólidas do conhecimento em anatomia, biomecânica e controle motor de forma integrada.

Início em 01/03/2019 e término em 28/02/2020.

 

Fisioterapia em Saúde da Mulher é uma especialidade reconhecida pelo COFFITO por meio da resolução nº 372 de 6 novembro de 2009. Os educandos têm acesso a vivências práticas em ambiente ambulatorial e unidades de internação do Hospital das Clínicas de São Paulo, nas áreas de obstetrícia, ginecologia, urologia, coloproctologia e mastologia. Oportunidade única de se especializar em uma área em nova, em expansão, cujo mercado de trabalho carece de profissionais capacitados.

Início em 01/03/2019 e término em 28/02/2020.

 

Fisioterapia no Esporte e Exercício permite ao educando se aprofundar no conhecimento da biomecânica e neurociência, e desenvolver uma nova visão de como abordar o atleta e compreender o que o mesmo está buscando na fisioterapia, que é, quase sempre, o retorno ao esporte. O foco no retorno à funcionalidade faz o atleta mais aderente e participativo ao tratamento, e isso se torna um importante referencial na carreira de um fisioterapeuta. Além disso, o programa valoriza uma estreita relação interdisciplinar com médicos do esporte, fisioterapeutas, professores de educação física, cardiologista e fisiologista do exercício. É uma especialidade reconhecida pelo COFFITO, por meio da Resolução nº 337, de 08 de novembro de 2007.

Início em 01/03/2019 e término em 28/02/2020.

 

Fisioterapia em Cuidados Paliativos permite aos educandos desenvolver conhecimentos importantes na construção do cuidado ao doente e família que sofrem muito quando descobrem uma doença potencialmente limitadora da vida. O mercado vem evoluindo rapidamente no tocante aos cuidados voltados para o final de vida com qualidade, e a fisioterapia tem papel fundamental na reabilitação e/ou manutenção da funcionalidade do paciente, além do controle não farmacológico de possíveis sintomas comuns na terminalidade.

Início em 01/03/2019 e término em 31/03/2020.

 

Fisioterapia em Obstetrícia do ICHC é pioneira no Brasil, e tem como meta desenvolver os educandos para assistência de qualidade e interdisciplinar à gestantes e puérperas em diferentes níveis de complexidade, de modo a atuar no preparo para o parto, durante o trabalho de parto e também no puerpério por meio de programas educativos, preventivos e assistenciais em ambiente ambulatorial e unidades de internação referenciada.

Início em 01/03/2019 e término em 31/03/2020.

 

Fisioterapia Pélvica Funcional se trata de uma área em crescimento exponencial, já que a fisioterapia é considerada a principal opção de tratamento conservador das diversas disfunções do assoalho pélvico. O programa de especialização aborda a atuação da fisioterapia baseada em evidências nas disfunções urinárias, coloproctológicas, sexuais e/ou decorrentes de afecções neurológicas e oncológicas, em homens, mulheres em diferentes idades e crianças. Estimula o desenvolvimento de raciocínio crítico e participação ativa na equipe interdisciplinar.

Início em 01/03/2019 e término em 31/03/2020.

 

Reabilitação das Disfunções Musculoesqueléticas: início em 01/08/2019 e término em 31/08/2020.

 

UTI, Urgência e Emergência: início em 01/08/2019 e término em 31/08/2020.