A importância da Pós-graduação em Fisioterapia

Especialização em Fisioterapia

A atualização técnico-científica é essencial e uma grande aliada do profissional da Saúde para manter-se em dia com revisão de conceitos, novas abordagens e condutas. A fisioterapia é uma das áreas que pode se beneficiar imensamente dessa atualização constante, já que informações revisadas ou recém-lançadas podem fazer a diferença nas condutas de rotina, na recuperação e resposta dos pacientes aos tratamentos. Para contribuir com os profissionais, o HCX Fmusp. oferece diversos programas de Especialização em Fisioterapia no Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC), que contemplam atividades teórico-práticas em Unidades de Internação e Ambulatório para auxiliar e aprimorar a rotina dos fisioterapeutas.

Curso de Fisioterapia: teoria e prática juntos 

Os programas de pós-graduação lato sensu em fisioterapia do ICHC oferecem conteúdo robusto e completo, abordando a atuação em cada especialidade. Possuem duração de um ano; porém, são duas opções de proposta, para que seja possível atender tanto o fisioterapeuta recém-formado, quanto os mais experientes, que desejam aprimorar seus conhecimentos ou se dedicar a uma nova área de atuação.

Cinco programas ocorrem durante a semana (segunda à sexta-feira), no período da manhã ou tarde, com carga horária total de 1.100 horas – uma extensa oportunidade de vivenciar a prática supervisionada com pacientes em diferentes níveis de complexidade e diversas unidades. São eles: Fisioterapia no Esporte e Exercício; Fisioterapia em Gerontologia; Fisioterapia Hospitalar; Fisioterapia em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento; e Fisioterapia em Saúde da Mulher.

Já outros cinco serão realizados aos finais de semana, com frequência quinzenal e carga horária total de 450 horas. As atividades teórico-práticas ocorrem às sextas-feiras (noite) e sábados (durante o dia), conforme calendário pré-definido, possibilitando a organização e participação mesmo daqueles que já possuem carreira consolidada e não dispõem de tempo hábil em horários comerciais. São eles: Fisioterapia Obstétrica; Fisioterapia Pélvica Funcional; Fisioterapia em Cuidados Paliativos; Fisioterapia Reabilitação das Disfunções Musculoesqueléticas; e Fisioterapia em UTI, Urgência e Emergência.

Especialização em Fisioterapia

De modo geral, trata-se de uma oportunidade de interação com profissionais renomados no maior hospital da América Latina, vivências práticas com pacientes em diferentes níveis de complexidade, incentivo à atuação interdisciplinar e aprendizagem com foco em metodologias ativas.

“O contato com essas vivências e ferramentas possibilita aos educandos uma interação direta com a equipe multiprofissional, ampla rede de assistência a pacientes de média e alta complexidade, diversidade e condições favoráveis para o desenvolvimento de pesquisa científica”, explica Rita Pavione, gestora de ensino da Divisão de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas.

Ainda, de acordo com ela, essa vivência aumenta o potencial de aprendizado e repertório técnico, oferecendo um diferencial imprescindível para o competitivo mercado de trabalho.

Diferenciais das Especializações em Fisioterapia

Fisioterapia Hospitalar oferece vivência prática nas Unidades de Terapia Intensiva e Enfermarias, permitindo aos nossos educandos desenvolver as habilidades necessárias para realizar este cuidado com eficiência e responsabilidade, sendo parte integrante e ativa da equipe interdisciplinar.

Fisioterapia em Gerontologia é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) por meio da Resolução nº 477, de 20 de dezembro de 2016. Aborda a assistência integral e de excelência ao idoso, possibilitando conhecimento, prática e vivências para que o fisioterapeuta esteja apto para atender em ambiente ambulatorial, unidades de internação, atendimentos em grupo, atendimento domiciliar, grupos de orientação, além de estimular a organização e participação em eventos sociais visando promoção, prevenção e reabilitação na população idosa.

Fisioterapia em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento tem como diferencial o incentivo ao raciocínio crítico e investigativo para compreender as queixas por meio da análise do movimento nas funções em que se manifestam, de modo a elaborar um planejamento terapêutico assertivo e funcional, utilizando as bases sólidas do conhecimento em anatomia, biomecânica e controle motor de forma integrada.

Fisioterapia em Saúde da Mulher é uma especialidade reconhecida pelo COFFITO por meio da resolução nº 372 de 6 novembro de 2009. Os educandos têm acesso a vivências práticas em ambiente ambulatorial e unidades de internação do Hospital das Clínicas de São Paulo, nas áreas de obstetrícia, ginecologia, urologia, coloproctologia e mastologia. Oportunidade única de se especializar em uma área em nova, em expansão, cujo mercado de trabalho carece de profissionais capacitados.

Pós graduação em Fisioterapia Esportiva permite ao educando se aprofundar no conhecimento da biomecânica e neurociência, e desenvolver uma nova visão de como abordar o atleta e compreender o que o mesmo está buscando na fisioterapia, que é, quase sempre, o retorno ao esporte. O foco no retorno à funcionalidade faz o atleta mais aderente e participativo ao tratamento, e isso se torna um importante referencial na carreira de um fisioterapeuta. Além disso, o programa valoriza uma estreita relação interdisciplinar com médicos do esporte, fisioterapeutas, professores de educação física, cardiologista e fisiologista do exercício. É uma especialidade reconhecida pelo COFFITO, por meio da Resolução nº 337, de 08 de novembro de 2007.

Fisioterapia em Cuidados Paliativos permite aos educandos desenvolver conhecimentos importantes na construção do cuidado ao doente e família que sofrem muito quando descobrem uma doença potencialmente limitadora da vida. O mercado vem evoluindo rapidamente no tocante aos cuidados voltados para o final de vida com qualidade, e a fisioterapia tem papel fundamental na reabilitação e/ou manutenção da funcionalidade do paciente, além do controle não farmacológico de possíveis sintomas comuns na terminalidade.

Fisioterapia em Obstetrícia do ICHC é pioneira no Brasil, e tem como meta desenvolver os educandos para assistência de qualidade e interdisciplinar à gestantes e puérperas em diferentes níveis de complexidade, de modo a atuar no preparo para o parto, durante o trabalho de parto e também no puerpério por meio de programas educativos, preventivos e assistenciais em ambiente ambulatorial e unidades de internação referenciada.

Fisioterapia Pélvica Funcional se trata de uma área em crescimento exponencial, já que a fisioterapia é considerada a principal opção de tratamento conservador das diversas disfunções do assoalho pélvico. O programa de especialização aborda a atuação da fisioterapia baseada em evidências nas disfunções urinárias, coloproctológicas, sexuais e/ou decorrentes de afecções neurológicas e oncológicas, em homens, mulheres em diferentes idades e crianças. Estimula o desenvolvimento de raciocínio crítico e participação ativa na equipe interdisciplinar.