Parceria com Simutec traz simulação em realidade virtual aos cursos da EEP

realidade virtual

A inovação e o pioneirismo tomaram conta dos cursos da Escola de Educação Permanente do HCFMUSP (EEP). Junto à Fundação Faculdade de Medicina, ao Hospital das Clínicas e ao Instituto Simutec, ela apresenta um Centro de Treinamento em Realidade Virtual, inovador no Brasil.

 

realidade virtual
Participaram da assinatura do contrato (a partir da esq.) o Diretor da EEP, Prof. Dr. Decio Mion Jr.; o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri; o Vice-Diretor da Fundação Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Yassuhiko Okay; o Sócio-Diretor do Instituto Simutec, Murilo Pundek Rocha; o Diretor de Projetos do Instituto Simutec, Luís Ramon Petrillo; o Prof. Dr. Edivaldo Utiyama; e o Superintendente do HC, Eng. Antônio Rodrigues Pereira

Este arrojado modelo educacional visa o desenvolvimento de cursos de formação, extensão e aperfeiçoamento que atendam a comunidade médica, desde graduandos a médicos que desejem melhorar habilidades, técnicas ou mesmo aprofundar conhecimentos, e outros profissionais da área da saúde de todo o território nacional. Tudo isso com equipamentos de última geração, que incluem caixas de habilidades cirúrgicas, Phantoms para Ultrassom e Simuladores de Videocirurgia, Ultrassom, Endoscopia e Angiografia.

realidade virtual“Esse formato educacional não existe no Brasil e a Escola de Educação Permanente será pioneira nesse sentido, em parceria com o Instituto Simutec, que possui cinco anos de experiência em treinamento por realidade virtual em sua Unidade Porto Alegre, já tendo treinado mais de 2.500 alunos, realizado mais de 8.000 treinamentos”, explica o diretor de Projetos do Instituto Simutec, Luís Ramon Petrillo.

A metodologia padrão de ensino utilizada nesse formato será realizada em quatro etapas:

  • Plataforma EAD interativa, com vídeo-aulas, questões e discussões;
  • Hands-on individual em simuladores de realidade virtual, em laboratório construído na própria EEP;
  • Hands-on em modelos humanos, sintéticos e de realidade virtual, com acompanhamento de profissionais especializados do Hospital das Clínicas;
  • Acompanhamento da rotina dos serviços do Hospital das Clínicas, vinculados a cada curso.

 

Veja como funcionará o ambiente e as atividades nele distribuídas:

 

Os primeiros cursos a serem lançados, segundo Luís Ramon Petrillo, serão os de Point of Care em Sistema Musculoesquelético, em Emergência e UTI, em Ginecologia, em Obstetrícia, em Ecocardiografia Básica, Avançada e Transesofágica, Cirurgia Transoral e Embolização da Artéria Prostática.

realidade virtualDiretor da EEP, o Prof. Dr. Decio Mion Jr. explica que o convênio reforça a vocação da instituição como gestora do conhecimento do Hospital das Clínicas, credenciada pelo Conselho Estadual de Educação desde 2010. “Há uma tendência de que o ensino seja feito independentemente dos pacientes, e essa parceria com o Instituto Simutec, uma empresa com grande experiência em simulação virtual, possibilita que médicos, residentes e estudantes treinem antes do contato direto com o paciente”, conta.

A EEP já contribuiu para a formação de milhares de pessoas – desde sua fundação, foram mais de 50 mil treinamentos destinados a funcionários do complexo e cerca de 5.800 profissionais médicos e não médicos que fizeram especialização. Sua plataforma de Educação à Distância (EaD) já ofereceu 40 mil cursos. Atualmente, há 300 cursos médicos, multiprofissionais e técnicos em vigor. “Esse convênio é mais uma oportunidade para formamos profissionais de alto nível, para que possamos contribuir para a melhoria do ensino em medicina no país”, completou Dr. Decio.