As diferentes áreas do Programa de Residência Multiprofissional do HC

Programa de Residência Multiprofissional

Você conhece os Programas de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas? Destinados aos profissionais de saúde graduados, são caracterizados por ensino em serviço, que se constituem em modalidades de pós-graduação lato sensu. Com duração de dois anos e jornada de 60 horas semanais, as aulas são distribuídas entre atividades teóricas e práticas dirigidas para cada profissão e área.

As residências multiprofissionais são regidas por dois Ministérios: o da Educação, que aprova o projeto pedagógico, e o da Saúde, que oferta a bolsa mensal dos residentes. O programa teve início em dezembro de 2015, quando foram aprovados os dois primeiros programas de residência: Paciente Crítico e Paciente Nefropata. De acordo com Elisângela Domingues, secretária da Comissão de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas (COREMU HC), atualmente são dez programas que abrangem 11 áreas profissionais – entre elas, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Os programas de residência ocorrem nos diversos institutos do Complexo HC: Hospitalar e Redes de Atenção à Saúde, Gestão Integrada de Serviços de Saúde, Urgência e Trauma, Cuidado ao Paciente Nefropata, Cuidado ao Paciente Crítico e Nutrição Clínica;  no Instituto Central (ICHC); Atenção Oncológica ao Adulto no Instituto do Câncer (ICESP);  Enfermagem em Cardiologia e Pneumologia no Instituto do Coração (InCor); Atenção Clínica Especializada em Neonatologia e em Pediatria com ênfase em Cardiopulmonar, no Instituto da Criança (ICr).

O público-alvo depende da área, conforme exemplo citado: “Uma enfermeira que deseja realizar o Processo Seletivo da residência tendo como primeira opção oncologia poderá escolher uma segunda opção, desde que o outro programa contemple a área profissional – a residência do HC possui este diferencial”.

Residência Multiprofissional no HC

O Processo Seletivo do Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde era inicialmente elaborado pela COREMU HC.  Porém, para atender ao crescimento dos programas e oferecer mais praticidade aos candidatos, houve uma profissionalização do processo como um todo, realizado pela VUNESP.

De acordo com Elisângela, em dezembro do ano passado, o MEC realizou uma visita para avaliar os novos programas propostos, que foram considerados organizados e aprovados. 

A COREMU HC é muito atuante; conta com profissionais titulados, de excelência em experiência. “O HC é o maior complexo hospitalar da América Latina, tem o ensino em seu DNA. O trabalho que é desenvolvido aqui é grandioso e sempre realizado com muito carinho e competência. Esta dedicação teve como um dos resultados o crescimento expressivo de candidatos em quatro anos”, comemora Elisângela. Em 2016 o primeiro Processo Seletivo foi discreto, mas hoje seus índices são bem mais expressivos.

Residência Multiprofissional em Saúde e mercado de trabalho

“Pelo contato com os egressos, posso dizer que 95% dos que já se formaram estão atuando no mercado de trabalho, e em grandes instituições”, conta Elisângela. E não é pra menos: o HC tem um nome consolidado, e uma residência dentro dele só agrega ainda mais.

O HC recebe dentro de suas estruturas pedagógicas residentes multiprofissionais de diferentes instituições de saúde, nacionais e internacionais para realizarem os estágios optativos de 30 dias.

“Os nossos também realizam estágios optativos fora da Instituição, o que possibilita adquirir experiências nas dimensões sociais, ideológicas e técnicas dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, nas diferentes Instituições do Brasil. Temos também residentes que realizam o estágio optativo na Europa, o que agrega experiência única e olhar critico sobre a prática em saúde”, conta Elisângela.

As inscrições para os Programas de Residência Multiprofissional abriram em 20 de agosto e se estendem até 8 de outubro.

Não perca a oportunidade de se atualizar e vivenciar a experiência em um complexo hospitalar de referência. Confira mais informações sobre nossos programas de residência multiprofissional em saúde e em área profissional no site do HCX; as inscrições devem ser realizadas no endereço da Vunesp.