Centro de simulação no HCX oferece cursos com realidade virtual

Curso realidade virtual

O Centro de Simulação para Treinamento com Realidade Virtual, em parceria com o Instituto Simutec, localizado no prédio da Escola de Educação Permanente do HC, já foi tema de alguns textos do nosso blog. O objetivo foi apresentar esse diferenciado Centro de Treinamento de formação, extensão e aperfeiçoamento usando simuladores com realidade virtual e modelos sintéticos, equipados com tecnologias de última geração.

Agora, te convidamos a conhecer o Treinamento Individual Personalizado. O formato consiste em programas modulares desenvolvidos para quem deseja praticar suas habilidades em procedimentos específicos, de forma individual e 100% prática, realizado em simuladores de última geração.

E como funciona? Trata-se de um treinamento intensivo que utiliza simuladores com realidade virtual que possibilitam a aquisição de competências em diversas modalidades. Este treinamento permite que os procedimentos sejam realizados por diversas vezes para o aprimoramento da técnica e das habilidades necessárias.

Ou seja, a equipe técnica identifica as necessidades e monta o programa desenvolvido em conjunto com o aluno, de acordo com o que ele precisa treinar e que se adeque a sua rotina. O público-alvo dessa modalidade é de médicos, residentes e especialistas nas áreas específicas, além de enfermeiros.

No Treinamento Individual Personalizado é possível cumprir atividades das especialidades: Cirurgia Geral, Digestiva, Torácica, Pediátrica, Oncológica, Endovascular, Cardiovascular e Neurovascular, além de Radiologia Intervencionista, Ginecologia, Proctologia e Urologia.

Já as cargas horárias podem ser assim divididas:

  • 16 horas com agendamentos de, no mínimo, três dias de treinamentos.
  • 20 horas com agendamentos de, no mínimo, três dias de treinamentos.
  • 24 horas com agendamentos de, no mínimo, quatro dias de treinamentos.
  • 30 horas com agendamentos de, no mínimo, cinco dias de treinamentos.

Centro de simulação com realidade virtual

De forma prática, utilizando equipamentos com realidade virtual que possibilitam a aquisição de competências em diversas modalidades, o Treinamento Individual oferece aulas práticas com simuladores de videolaparoscopia, ultrassonografia, angiografia intervencionista e endoscopia – saiba mais em outro texto sobre simulação virtual na Medicina .

Todos os procedimentos permitem o treinamento das habilidades psicomotoras necessárias para a realização da cirurgia, bem como um avanço gradual de dificuldade no treinamento dos procedimentos com gráficos cada vez melhores, de mais qualidade, que simulam a anatomia humana e situações complexas.

De acordo com o Dr. Miguel Prestes Nácul, coordenador médico do Instituto Simutec em Porto Alegre, “com essa quantidade de novas técnicas e tecnologias, cada vez maior em uma era onde a responsabilização civil da atividade profissional é cada dia maior, introdução da simulação no treinamento de procedimentos realizados na área da saúde diminui o estresse no aprendizado e, no final, gera segurança tanto para os pacientes, como para o próprio cirurgião”. Confira entrevista completa com o especialista sobre a simulação virtual na saúde.

O Treinamento Individual Personalizado em Simuladores tem início imediato com agendamento particular, e os critérios de avaliação são realizados a partir da frequência e parâmetros do simulador. O certificado é emitido pelo HCX Fmusp.

Aproveite essa oportunidade de se atualizar e aprimorar os conhecimentos para uma determinada prova, atividade e prática clínica – de acordo com sua rotina! Clique aqui para se inscrever; ou se preferir, ligue para (11) 2661-3878 ou mande mensagem via WhatsApp: (11) 98558-0072, fale com a equipe técnica e faça o seu agendamento!