Programa de Bolsas para Cursos de Especialização "Lato Sensu"

Programa de Bolsas para Cursos de Especialização Lato Sensu

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP é credenciado, desde 1983, para a realização do Programa de Bolsas para Aprimoramento Pessoal, conhecido como PAP. São mais de quatro décadas de excelência na formação de especialistas na área da saúde.  

No ano de 2018, o programa foi reorganizado pelo Governo do Estado de São Paulo e passou a ser chamado Programa de Bolsas para Cursos de Especialização Lato Sensu, pelo Decreto Estadual nº 63.798.

Com objetivo de difundir conhecimento complementar à formação acadêmica, as Especializações com Bolsa do HC incorporam competências técnicas, mediante aprimoramento profissional. Atualmente, são mais de 60 cursos disponíveis, em diversas áreas. 

Além do aspecto técnico, nosso Programa de Bolsas também oferece uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e profissional dentro do maior complexo hospitalar do país. Você tem a oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, compartilhar experiências com colegas e aprender com profissionais renomados. Tudo isso contribui para um ambiente de aprendizado colaborativo e transformador.

Fazer Especialização no Hospital das Clínicas da FMUSP é a escolha certa para quem deseja impulsionar a sua carreira.

  • CARGA HORÁRIA

    A carga horária é de 40 horas semanais, divididas entre teoria e prática.

  • PÚBLICO-ALVO

    Podem candidatar-se aos Cursos de Especialização com Bolsa graduados de nível superior regularmente habilitado, sem vínculo empregatício, durante os 12 ou 24 meses previstos para o mesmo. Para ingressar o candidato deverá se submeter ao processo seletivo que são divulgados no Diário Oficial do Estado e nos sites do HCX Fmusp e VUNESP.

  • DOCUMENTAÇÃO

    O candidato deverá estar munido de um dos seguintes documentos originais, com foto e dentro do prazo de validade:

    • Cédula de Identidade
    • Carteira dos Conselhos de Classe
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social
    • Certificado de Alistamento Militar
    • Carteira Nacional de Habilitação (na forma da Lei nº. 9.503/97) ou Passaporte.
  • OBSERVAÇÕES

    O início dos Cursos de Especialização com Bolsa é previsto para março do ano subsequente à publicação dos editais. Para receber o certificado de conclusão o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas que compõem o curso.

Processo Seletivo 2025

Informações a partir do 2º semestre de 2024.

ATENÇÃO:
Qualquer dúvida sobre o edital ou situação da sua inscrição, por favor, entrar em contato diretamente com a Fundação VUNESP pelo telefone (11) 3874-6300, nos dias úteis, das 8h às 18h

HCX Fmusp
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – Cerqueira Cesar – SP
Tel.: (11) 2661-2310
E-mail: [email protected]

Bem-vindo ao Fale Conosco

Para que possamos melhor responder-lhe, por favor, preencha o formulário abaixo.

Selecione uma das opções abaixo: