O Programa de Cooperação Internacional destina-se a profissionais estrangeiros da área da saúde, graduados fora do Brasil, com ou sem experiência em sua área de atuação que tenham interesse em estágio no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP.

O Programa exige dedicação exclusiva em período integral e restrita ao HCFMUSP, não sendo permitida atuação fora do Complexo. As atividades serão realizadas sempre sob a supervisão do Corpo Clínico.

O Programa de Cooperação Internacional para Capacitação de Profissionais da Saúde é administrado pelo Comitê Gestor, composto por representantes das seguintes ordens:

  • Diretoria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP
  • Diretoria Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP
  • Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP
  • HCX Fmusp
  • Fundação Faculdade de Medicina – FFM

Caso tenha interesse em se candidatar a uma vaga pelo Programa de Cooperação, entre em contato com o HCX pelo e-mail: [email protected].

O Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros, mais conhecido como PCPME, tem o objetivo de transmitir conhecimentos de alta qualidade, nas várias áreas médicas, para outras nações. Dividido em duas modalidades, Direto e Especializado, o Programa visa aprimorar o profissional e especializá-lo de acordo com a área médica escolhida, por meio do contato com especialistas do Sistema HCFMUSP, bem como com as técnicas, padrões e profissionalismo de alta qualidade que cercam estes profissionais. Durante o Programa, os profissionais exercem suas atividades em período integral, sob supervisão e, com dedicação exclusiva nos diversos Institutos do Hospital das Clínicas.

O PCPME destina-se a médicos, graduados fora do Brasil, que não têm o diploma revalidado e que não têm interesse em revalidar seu título médico no Brasil.
O Programa exige dedicação exclusiva, em período integral, e restrita ao Hospital das Clínicas com supervisão. O PCPME é realizado conforme a Resolução nº 2.216/2018, do Conselho Federal de Medicina.

Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (11) 2661-7025. E-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e para buscar a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP

A duração de cada programa pode variar entre um a cinco anos dependendo da especialidade. O ano letivo de todos os programas começa em março de cada ano. Acompanhe, no site da EEP, o processo seletivo que pode ocorrer a partir do um semestre anterior ao ano letivo.

A EEP HCFMUSP está localizada na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP, próximo ao Metrô Clínicas. Telefone: (11) 2661-7025. Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outro canal de contato é o e-mail: [email protected].

Sim. Todos os candidatos devem apresentar obrigatoriamente certificado de proficiência em língua portuguesa Celpe-Bras, nível intermediário superior.

O PCPME oferece duas formas de acesso, direto e especializado:

  1. PCPME Direto: para áreas que correspondem às áreas básicas e de especialidades da Residência Médica de acesso direto;
  2. PCPME Especializado: para áreas que correspondem às especialidades com pré-requisito, áreas de atuação que exigem comprovação da realização de Residência Médica, ou Estágio no país de origem semelhante ao programa da Residência Médica.

Aulas Teóricas e Práticas no Hospital das Clínicas, em período integral e com dedicação exclusiva.

Não. O Celpe-Bras tem vínculo com o Governo Federal através do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira.

Médicos formados fora do Brasil e que não tenham interesse em revalidar seu título médico no Brasil.

A forma de seleção está descrita no Edital do PCPME 2022, e cada especialidade poderá ter um processo seletivo diferenciado.

Não. Eles só podem atuar dentro do Hospital das Clínicas, e sempre com supervisão médica. É PROIBIDA a atuação como médico em qualquer outra condição fora do Hospital das Clínicas, conforme Resolução CFM 2.216/2018.

O valor é variável em função da especialidade oferecida, da área de estudo e da carga horária escolhida. Os valores poderão ser parcelados na finalização do cadastro de Inscrição. Informe-se também no site da EEP pelo link https://eephcfmusp.org.br/portal/capacitação-de-estrangeiros-pcpme.

Não cobramos taxa de desistência.

No Brasil, pode ser pago pelo PagSeguro ou boleto bancário e, fora do Brasil, pelo PayPal

Você pode pedir o seu Informe de Rendimentos por e-mail: [email protected] ou [email protected]. Envie seus dados, nome, documento e a referência financeira da sua solicitação.

Entre no site da EEP, Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros – PCPME e confira as informações. Você também pode entrar em contato por e-mail: [email protected].

Sim. Depois que você preencher o seu cadastro no site, aguarde o contato da EEP. Fique atento para o preenchimento correto dos seus dados, pois a EEP enviará um e-mail para você. Atenção para manter os seus dados sempre atualizados.

O aluno vai fazer o programa nas áreas de atuação da especialidade escolhida, conforme escala.

A Declaração deve ser solicitada via e-mail:

Para fazer a matrícula, o aluno deve entregar OBRIGATORIAMENTE certificado de proficiência em língua portuguesa Celpe-Bras, nível intermediário superior. Demais documentos estão publicados no Edital convocatório.

O Certificado será emitido para os alunos que obtiverem a frequência mínima de 70% de presença exigida para aprovação e média 7 nas avaliações. Os certificados são emitidos pela Escola de Educação Permanente e são registrados pelo Ministério das Relações Exteriores, sem validade para o exercício médico no Brasil e revalidação do diploma.

Não é necessário fazer a solicitação do crachá. Todos os alunos dos programas presenciais recebem o crachá quando ingressam, sem custo adicional. Caso o aluno perca o crachá de identificação e acesso, deverá solicitar via e-mail para a Secretaria e haverá um custo para a impressão da 2ª via: [email protected].

Caso você precise desistir, deverá conversar com o coordenador do programa e justificar o motivo. E também comunique a EEP pelo e-mail [email protected].

HCX Fmusp
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – Cerqueira Cesar – SP
Tel.: (11) 2661-2309
E-mail: [email protected]

Bem-vindo ao Fale Conosco

Para que possamos melhor responder-lhe, por favor, preencha o formulário abaixo.

Selecione uma das opções abaixo: