Para fazer uma compra, você precisa realizar o cadastro no site da EEP
Esse cadastro pode ser feito com o número do CPF para pessoa física, do CNPJ para pessoa jurídica, ou do Passaporte para estrangeiros.
No cadastro você criará um login e senha para acessar a “área do aluno” e será possível:
Após o cadastro, escolha o curso e a forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito ou débito).
Após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail com a confirmação da compra.
No caso de um curso a distância, após a aprovação do pagamento pela operadora, você receberá as instruções de acesso por e-mail e também poderá acessá-lo por meio da área do aluno.
No site da EEP, nas abas da página do curso:
Você poderá escolher:
Cada curso possui um valor específico que dará ao aluno o direito de participar conforme a programação disponibilizada no site.
As formas de pagamento disponíveis são:
Os prazos de confirmação da inscrição e liberação dos cursos variam de acordo com a forma de pagamento escolhida. No caso de boleto bancário, a espera pode ser de até dois dias úteis após o pagamento e, no caso de cartão de crédito, a liberação ocorre automaticamente após a confirmação do débito realizado pela operadora do cartão, em até um dia útil após o pagamento. As condições para o parcelamento da compra podem variar de acordo com o produto oferecido e esta informação estará disponível na página do curso no site.
A inscrição no curso será considerada efetivada somente após a confirmação do pagamento.
Sim, o manual do usuário está à disposição para consulta no rodapé do no site do HCX.
Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Telefone: (11) 2661-7025
E-mail: [email protected]
Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico.
Você pode consultar o rodapé do no site da EEP e ver se encontra a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP.
No site da EEP, em Programas Multiprofissionais, Residência Multiprofissional. Ou no link: https://eephcfmusp.org.br/portal/residencia-multiprofissional.
Os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Hospital das Clínicas são aprovados pelos Ministérios da Educação e Saúde, constituem-se em modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu destinadas às profissões da saúde e caracterizadas por ensino em serviço. Têm duração de dois anos, jornada de 60 horas semanais, com carga horária total mínima de 5.760 horas, distribuídas entre atividades teóricas e práticas, dirigidas para cada profissão/área de concentração à qual se destina, devendo ser cursados em regime de dedicação exclusiva.
As inscrições não são feitas na EEP. As inscrições para o processo seletivo são realizadas, exclusivamente, no site da VUNESP, no período indicado no Edital. Para se inscrever, o candidato deverá:
As informações referentes ao período de inscrição estão no Edital, disponível nos sites https://www.vunesp.com.br e https://eephcfmusp.org.br/portal/residencia-multiprofissional
Graduados em Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Atualmente são 10 os programas oferecidos:
O candidato deverá observar no Edital com Processo Seletivo aberto e verificar quantos programas estarão liberados por candidato, destinados à sua área profissional. Para a matrícula, o candidato deverá se matricular em sua primeira opção no momento da inscrição, ou seja, em um único programa.
O residente aprovado e matriculado em qualquer um dos programas da Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Hospital das Clínicas não poderá desenvolver outras atividades profissionais no período de realização da Residência (artigo 13, § 2º da Lei Federal n. 11.129/2005), devendo, portanto, dedicar-se exclusivamente às atividades previstas no Projeto Pedagógico das Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde em que está matriculado.
Poderão participar do processo seletivo os candidatos que concluíram bacharelado até dezembro do ano do Edital, referente aos concursos para o ano subsequente ao Edital, nas áreas profissionais relacionadas à saúde – ou seja, qualquer brasileiro ou estrangeiro que tenha diploma de graduação validado nas áreas profissionais indicadas – Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço social e Terapia Ocupacional – reconhecido pelo MEC ou revalidado por Universidade Pública credenciada pelo MEC, e Registro Regional da Profissão (Conselho de Classe Regional de São Paulo). Pessoas com nacionalidade portuguesa devem estar amparadas pelo Estatuto da Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos – nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal e do Decreto Federal nº 70.436/72.
O processo de seleção é composto por duas fases:
Sim. A lista de espera ocorre com a convocação para matrícula em opções inseridas no momento da inscrição. Ocorrerá somente após o esgotamento da lista de aprovados em primeira opção para cada Programa, considerada, também, a área de concentração, quando houver a área profissional.
Prova Escrita Objetiva da Primeira Fase com caráter eliminatório e classificatório: versará sobre os conhecimentos de conteúdo equivalentes aos cursos de graduação. Não há uma bibliografia específica. A duração da prova deverá ser observada no Edital que estará em andamento.
Serão considerados critérios de desempate, nessa ordem:
A nota final do candidato será a soma das notas obtidas nas provas objetiva e dissertativa, obtendo pontuação final máxima de 120 (cento e vinte) pontos.
O candidato deverá acessar o site www.vunesp.com.br para o recurso. O prazo para recurso dos resultados das provas será de um dia útil, contado do 1º dia útil imediatamente seguinte ao da publicação ou do fato que lhe deu origem.
O candidato deverá conferir no Edital a data de publicação dos resultados das provas. Os resultados serão publicados nos sites da VUNESP, EEP e no Diário Oficial-SP – www.vunesp.com.br | https://eephcfmusp.org.br/portal/residencia-multiprofissional.
Se você precisar de mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].
Se você for convocado para a matrícula, deverá apresentar:
O candidato deverá estar atento quanto à convocação para a matrícula; uma vez perdido o prazo/data, será excluído tacitamente do Processo Seletivo.
Os números de vagas gerais e de bolsas ofertadas por programa em cada grupo de categorias profissionais estarão disponíveis no Edital de Abertura do Processo Seletivo.
Os candidatos aprovados e devidamente matriculados receberão bolsas de estudo financiadas pelo Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde, com recursos da programação orçamentária do Ministério da Saúde – MS.
A concessão e o pagamento das bolsas dependem das resoluções e políticas praticadas pelo Ministério da Saúde. A bolsa está sujeita aos descontos e retenções tributárias e previdenciárias nos termos da lei e sofre os reajustes aplicados pelo MS e pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura. Para o acesso mensal aos informes, o residente deverá cadastrar seus dados no sistema de gestão do Ministério, disponibilizado no momento da matrícula.
O candidato que se enquadrar na Lei Estadual nº 12.782, de 20/12/2007 será amparado e terá direito à redução de 50% (cinquenta por cento) do valor do pagamento da taxa de inscrição, desde que CUMULATIVAMENTE seja estudante regularmente matriculado em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e receba remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos vigentes no Estado de São Paulo ou esteja desempregado
As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site da VUNESP – https://www.vunesp.com.br:
Na hipótese de restarem vagas, serão realizadas novas convocações para o seu preenchimento, seguindo a classificação dos candidatos.
O processo seletivo do Programa de Bolsas constará de duas fases de realização das provas:
A concessão e o pagamento da bolsa dependem das resoluções e políticas praticadas pelo Governo do Estado de São Paulo. A bolsa está sujeita aos descontos e retenções tributárias e previdenciárias nos termos da lei.
Os ingressantes do Programa de Bolsas, denominados “especializandos”, devem ter sido aprovados em processo seletivo e deverão cumprir uma programação teórico-prática; exclusivamente, durante a realização do programa, receberão bolsa de estudos mensalmente da SES/SP. Todos os programas iniciam-se no primeiro dia útil do mês de março de cada ano e têm duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.
Alguns Programas de Bolsas dão direito ao Bilhete Único. Para solicitar o Bilhete Único ou passe escolar, é necessário verificar se o seu Programa está cadastrado e ter cadastro como aluno no site do SPTrans. Se você já tem cadastro no SPTRANS e o Bilhete Único, informe ao setor de Atendimento Escolar (nome, RG, curso, CEP e outros dados da sua residência). A EEP atualizará os seus dados. Nesse caso, se você já tem o bilhete escolar, utilizará o mesmo com os dados da instituição escolar atualizados. Envie um e-mail para [email protected] Se você não tem o cadastro no SPTrans, siga as instruções:
No Edital de Abertura de Inscrições. Para acessar as informações, o candidato pode buscar as informações no site da EEP – no segundo semestre de cada ano.
Em caso de dúvida, o candidato deverá entrar em contato com o Disque VUNESP, pelo telefone (11) 3874-6300, nos dias úteis, das 8h às 20h.
É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar e conferir os dados, prazos e datas previstas no Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.
Sim, há supervisão. Não há a possibilidade de escolha, pois é realizada continuamente por profissionais qualificados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP durante as atividades teóricas e práticas dos programas.
Sim, o Manual de Orientações do Programa de Bolsas é um instrumento operacional e normativo do Programa de Bolsas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) destinado a oferecer aos bolsistas informações básicas sobre o desenvolvimento do Programa, assim como Direitos e Deveres do bolsista. O aluno pode encontrar disponível para consulta no espaço Multiprofissional, no site da EEP, aba Programa de Bolsas.
Sim. A bibliografia de cada programa está inserida na descrição das áreas profissionais. Você encontra as informações no site da EEP e da VUNESP: https://eephcfmusp.org.br/portal/pap e www.vunesp.com.br.
Sim. Há uma taxa de inscrição a ser paga após o candidato preencher o seu cadastro no site da VUNESP. O candidato deverá gerar o seu boleto e pagar a taxa até a data limite indicada no documento.
Os Cursos de Especialização Lato Sensu com Bolsas são subsidiados pelo Programa de Bolsas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Trata-se da oferta de aproximadamente 64 cursos Uniprofissionais e Multiprofissionais em 15 áreas da saúde, direcionados aos profissionais de nível superior, com o objetivo de capacitar, estimular, desenvolver o aluno para a visão crítica e abrangente para atuação no Sistema Único de Saúde.
Ao fazer parte de um dos nossos cursos, você fará parte da maior comunidade de profissionais de saúde do Brasil, o HCFMUSP, e poderá estudar em um dos nossos institutos, como, por exemplo:
Sim. Os certificados de conclusão do Programa de Bolsas são reconhecidos nos concursos públicos no âmbito do SUS no Estado de São Paulo (Resolução SS-7, de 12/1/96).
Não é permitida a transferência do bolsista na mesma Instituição ou entre diferentes instituições ou áreas, ainda que haja uma única mantenedora.
A EEP emite uma Declaração de Aluno regularmente matriculado mediante a solicitação para o e-mail [email protected]. Não há custo para a 1ª Declaração de aluno matriculado. Caso seja necessária uma 2ª via da Declaração, deve ser solicitada via e-mail, e haverá um custo que deverá ser pago no Setor de Atendimento Escolar com cartão de crédito ou débito.
Você pode pedir o seu Informe de Rendimentos pelo link https://bolsistas.saude.sp.gov.br/bol/demo/login.php.
Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone: (11) 2661-7025. E-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e ver se encontra a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo -SP. Também entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Atualmente são oferecidas as seguintes áreas:
O candidato deverá estar atento quanto à convocação para a matrícula; uma vez perdido o prazo/data, será excluído tacitamente do Processo Seletivo. Para a matrícula, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de matrícula, verificar valor no Edital e apresentar os seguintes documentos:
A não entrega dos documentos, na data fixada, eliminará o candidato do Processo Seletivo, não podendo matricular-se no Programa, e ficando anulados todos os atos decorrentes da inscrição.
Os Programas terão carga horária de 40 horas semanais destinadas exclusivamente a seu desenvolvimento, perfazendo uma carga horária mínima de 1.720 horas por ano de programa.
A metodologia do Programa de Bolsas é Presencial (prático e teórico).
Após o término do Programa, será expedido o Certificado de Conclusão do Programa de Bolsas, desde que o bolsista tenha cumprido a carga horária, a frequência exigida e tenha apresentado o Trabalho de Conclusão do Programa conforme o Regulamento da Instituição.
O bolsista desligado do programa não terá direito ao Certificado de Conclusão.
Todos os bolsistas receberão instruções de como realizar a solicitação do crachá.
Há duas possibilidades de desligamento do Programa de Bolsas: a pedido do bolsista ou pela Instituição.
Até o início do Programa, o candidato aprovado no processo seletivo deverá apresentar o registro do Conselho de Classe.
O candidato aprovado deverá transferir o Conselho de Classe para atuação no Estado de São Paulo.
Sim, desde que não seja no horário do curso.
O aluno não poderá ter vínculo empregatício com o SUS nem com instituições privadas; a dedicação deverá ser exclusiva ao programa.
O Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros, mais conhecido como PCPME, tem o objetivo de transmitir conhecimentos de alta qualidade, nas várias áreas médicas, para outras nações. Dividido em duas modalidades, Direto e Especializado, o Programa visa aprimorar o profissional e especializá-lo de acordo com a área médica escolhida, por meio do contato com especialistas do Sistema HCFMUSP, bem como com as técnicas, padrões e profissionalismo de alta qualidade que cercam estes profissionais. Durante o Programa, os profissionais exercem suas atividades em período integral, sob supervisão e, com dedicação exclusiva nos diversos Institutos do Hospital das Clínicas.
O PCPME destina-se a médicos, graduados fora do Brasil, que não têm o diploma revalidado e que não têm interesse em revalidar seu título médico no Brasil.
O Programa exige dedicação exclusiva, em período integral, e restrita ao Hospital das Clínicas com supervisão. O PCPME é realizado conforme a Resolução nº 2.216/2018, do Conselho Federal de Medicina.
Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (11) 2661-7025. E-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e para buscar a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP
A duração de cada programa pode variar entre um a cinco anos dependendo da especialidade. O ano letivo de todos os programas começa em março de cada ano. Acompanhe, no site da EEP, o processo seletivo que pode ocorrer a partir do um semestre anterior ao ano letivo.
Especialização.
A EEP HCFMUSP está localizada na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP, próximo ao Metrô Clínicas. Telefone: (11) 2661-7025. Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outro canal de contato é o e-mail: [email protected].
Sim. Todos os candidatos devem apresentar obrigatoriamente certificado de proficiência em língua portuguesa Celpe-Bras, nível intermediário superior.
O PCPME segue a Resolução CFM nº 2.216/2018: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-2-216-de-27-de-setembro-de-2018-59625871.
O PCPME oferece duas formas de acesso, direto e especializado:
Aulas Teóricas e Práticas no Hospital das Clínicas, em período integral e com dedicação exclusiva.
Não. O Celpe-Bras tem vínculo com o Governo Federal através do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira.
Médicos formados fora do Brasil e que não tenham interesse em revalidar seu título médico no Brasil.
A forma de seleção está descrita no Edital do PCPME 2022, e cada especialidade poderá ter um processo seletivo diferenciado.
Não. Eles só podem atuar dentro do Hospital das Clínicas, e sempre com supervisão médica. É PROIBIDA a atuação como médico em qualquer outra condição fora do Hospital das Clínicas, conforme Resolução CFM 2.216/2018.
O valor é variável em função da especialidade oferecida, da área de estudo e da carga horária escolhida. Os valores poderão ser parcelados na finalização do cadastro de Inscrição. Informe-se também no site da EEP pelo link https://eephcfmusp.org.br/portal/capacitação-de-estrangeiros-pcpme.
Não cobramos taxa de desistência.
No Brasil, pode ser pago pelo PagSeguro ou boleto bancário e, fora do Brasil, pelo PayPal
Você pode pedir o seu Informe de Rendimentos por e-mail: [email protected] ou [email protected]. Envie seus dados, nome, documento e a referência financeira da sua solicitação.
Entre no site da EEP, Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros – PCPME e confira as informações. Você também pode entrar em contato por e-mail: [email protected].
Sim. Depois que você preencher o seu cadastro no site, aguarde o contato da EEP. Fique atento para o preenchimento correto dos seus dados, pois a EEP enviará um e-mail para você. Atenção para manter os seus dados sempre atualizados.
O aluno vai fazer o programa nas áreas de atuação da especialidade escolhida, conforme escala.
A Declaração deve ser solicitada via e-mail:
Para fazer a matrícula, o aluno deve entregar OBRIGATORIAMENTE certificado de proficiência em língua portuguesa Celpe-Bras, nível intermediário superior. Demais documentos estão publicados no Edital convocatório.
O Certificado será emitido para os alunos que obtiverem a frequência mínima de 70% de presença exigida para aprovação e média 7 nas avaliações. Os certificados são emitidos pela Escola de Educação Permanente e são registrados pelo Ministério das Relações Exteriores, sem validade para o exercício médico no Brasil e revalidação do diploma.
Não é necessário fazer a solicitação do crachá. Todos os alunos dos programas presenciais recebem o crachá quando ingressam, sem custo adicional. Caso o aluno perca o crachá de identificação e acesso, deverá solicitar via e-mail para a Secretaria e haverá um custo para a impressão da 2ª via: [email protected].
Caso você precise desistir, deverá conversar com o coordenador do programa e justificar o motivo. E também comunique a EEP pelo e-mail [email protected].
Sim, a Capacitação em Serviço tem processo seletivo, que pode ser composta por análise de currículo, entrevista ou avaliações práticas, de acordo com a determinação de cada área contratante.
Sim:
Deverá escolher o programa no site e realizar a inscrição na área e programa desejado seguindo o passo a passo do site.
O Programa de Capacitação em Serviço visa a capacitação/treinamento de profissionais que possuam curso técnico profissionalizante ou superior nas áreas de saúde e afins.
Propicia uma oportunidade de atualização técnica e prática supervisionada em várias áreas de atuação e diferencia-se dos demais existentes no mercado pela oportunidade de vivência profissional.
Não há datas pré-fixadas para o ingresso nos cursos de Capacitação. O fluxo de entrada de alunos é contínuo de acordo com a disponibilidade de vagas de cada área de interesse do aluno. Cada área faz a gestão do número de vagas, início e término do curso.
Acesse o nosso site https://eephcfmusp.org.br/portal e confira no nosso Portal
Sim. Depois que você preencher o seu cadastro, aguarde o contato da área para agendamento da entrevista. Fique atento para fazer o preenchimento correto dos seus dados, pois a EEP enviará um e-mail para você. Atenção para manter os seus dados sempre atualizados.
A carga horária do curso, dias na semana, início e término serão acordadas na entrevista com a área escolhida.
No site da EEP, no espaço “Investimento”. O aluno encontra também essa informação no rodapé do site da EEP
A EEP está localizada na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP, próximo ao metrô Clínicas.
Telefone: (11) 2661-7025. Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outro canal de contato é o e-mail: [email protected].
Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico.
Você pode consultar o rodapé do site da EEP e buscar a informação desejada ou pode nos visitar.
A inscrição no curso será considerada efetivada somente após a confirmação do pagamento do período.
Profissionais de saúde com formação em nível técnico e superior.
O HC tem o regulamento do PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO no HC. Entre no site da EEP, clique em Programas, Multiprofissionais, Capacitação e confira o regulamento. Há outras informações na página do programa no site. Você também pode entrar em contato por e-mail: [email protected].
Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (11) 2661-7025. E-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e ver se encontra a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP.
O valor do Programa de Capacitação em Serviço é variável em função da formação do profissional e carga horária do estágio.
Para profissionais com formação de nível superior:
Para profissionais com formação de nível técnico:
Os valores poderão ser parcelados na finalização do cadastro da inscrição. Informe-se também no site da EEP: https://eephcfmusp.org.br/portal/capacitacao-em-servico.
Não há desconto para o Programa de Capacitação em Serviço.
Sim, você pode pagar com cartão. As formas de pagamento com cartão podem ser por crédito ou débito escolhidos na hora de fechar o pagamento.
Você pode pedir o seu Informe de Rendimentos por e-mail: [email protected] ou [email protected]. Envie seus dados (nome, RG, CPF ) e a referência financeira da sua solicitação.
Não. Caso o aluno precise cancelar a sua matrícula, deve formalizar a informação no e-mail [email protected] e avisar a área em que estava atuando.
Ao adquirir um dos nossos cursos, você fará parte da maior comunidade de profissionais de saúde do Brasil, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – HCFMUSP e poderá estudar em um dos nossos institutos, como por exemplo:
A Declaração deve ser solicitada pelo e-mail [email protected]. Não há custo para a 1ª Declaração de aluno matriculado. Aguarde o prazo de confecção e a Declaração será entregue no seu e-mail ou poderá ser retirada no atendimento da EEP dentro do prazo de 5 dias. Caso seja necessário uma 2ª via da Declaração, haverá um custo que deverá ser pago e retirado no Atendimento ao Aluno.
Para fazer a matrícula o aluno deve entregar uma foto 3X4 recente, carteira de vacina atualizada, Conselho de Classe com a anuidade paga e, para os cursos que não possuem conselho, o aluno deverá entregar o Certificado de conclusão de curso.
Os Certificados da Capacitação são emitidos ao final do curso para os alunos que obtiveram a frequência mínima de 75% de presença exigida para aprovação. A relação dos alunos aprovados é enviada pela coordenação do curso em até 60 dias após o término das aulas. Após a confecção do Certificado, o aluno receberá no e-mail o aviso para a retirada. Aguarde o contato da EEP. Caso você precise de uma 2ª via do seu Certificado, solicite via e-mail [email protected] e haverá um custo para a nova impressão.
Não é necessário fazer a solicitação do crachá. Todos os alunos dos cursos presenciais recebem o crachá quando ingressam, sem custo adicional. Caso o aluno perca o crachá de identificação e acesso, deverá solicitar via e-mail à Secretaria e haverá um custo para a impressão da 2ª via:
Caso você precise desistir do curso, deverá enviar um e-mail para a Secretaria justificando o ocorrido. Informe seus dados pessoais, o curso que você frequenta e o motivo. Aguarde a orientação dos próximos procedimentos no seu e-mail:
No momento, o contrato está em revisão com a FFM.
Não. O curso de Capacitação não dá direito ao Bilhete Único.
O curso a distância será oferecido por meio de uma plataforma educacional com recursos de aprendizagem que podem variar de curso para curso, como por exemplo, videoaulas, áudios, e-books, grupos de discussão, questionários de avaliação, tarefas compartilhadas, indicação de guias e artigos para estudo, entre outros. A carga horária projetada contabiliza a quantidade de horas necessárias para que o aluno estude todo o conteúdo oferecido, incluindo o tempo para resolução de questionários, ou mesmo a interação com o grupo de discussão. Você terá um tempo de acesso – por exemplo, 30, 60, 90 dias ou mais – para estudar todo o conteúdo programado para o curso e flexibilidade para organizar este estudo de acordo com o seu tempo. As aulas não têm hora marcada; você poderá acessar em qualquer momento do dia e de qualquer lugar.
Você precisará ter um e-mail e um computador que tenha conexão com a internet. Para o melhor aproveitamento desta experiência, recomendamos a seguinte infraestrutura mínima:
O curso se iniciará após a confirmação do pagamento. Será enviado um e-mail com as INSTRUÇÕES DE ACESSO, e você também poderá acompanhar o curso por meio da Plataforma educacional indicada no e-mail com as instruções de acesso. Para cada curso há a informação do tempo que será concedido para que você acesse o conteúdo do curso. Este tempo varia de curso para curso. Neste prazo, acesse o curso e assista aos vídeos por quantas vezes quiser, mas fique atento para se certificar de finalizar no prazo estabelecido. Importante, o curso inicia logo após a aprovação do pagamento e o prazo para finalização começa a contar desta etapa. Dentro deste prazo, e no seu próprio ritmo, você pode fazer estudar o conteúdo. Fique atento porque após esse prazo, o acesso será encerrado.
Você receberá um e-mail com as instruções de acesso ao curso. Serão enviados dois e-mail, um com os dados do pedido de compra efetivado e, o outro com as instruções de acesso: seu login, senha, e endereço da Plataforma educacional. Lembre-se sempre de consultar sua caixa de spam. Caso não receba este e-mail no dia da sua compra e após a aprovação do pagamento, escreva para [email protected]
Você receberá um e-mail com as instruções de acesso ao curso. Serão enviados dois e-mail, um com os dados do pedido de compra efetivado e, o outro com as instruções de acesso: seu login, senha, e endereço da Plataforma educacional. Lembre-se sempre de consultar sua caixa de spam. Caso não receba este e-mail no dia da sua compra e após a aprovação do pagamento, escreva para [email protected] Recomendamos que, ao acessar o curso, consulte o cronograma para organizar o seu tempo da melhor forma possível. Ao término do curso, não se esqueça de emitir seu certificado! Dentro do curso, role a barra até o final da página e clique em CERTIFICAÇÃO – CLIQUE AQUI – GERAR CERTIFICADO. A partir da segunda via, acesse nossa central de certificados: https://eep.hc.fm.usp.br/certificado.
Dentro do prazo concedido para acesso ao curso, você poderá assistir às aulas por quantas vezes quiser.
Não há disponibilidade deste recurso.
No player você pode escolher a qualidade do vídeo. Na parte inferior direita de todos os vídeos, há um ícone “engrenagem” que possibilita a escolha da adequação automática à sua velocidade de internet até a alta definição (HD- High Definition). Se o vídeo travar, escolha a adequação automática para sua velocidade de internet. Caso não resolva, escolha uma velocidade menor, de acordo com a sua velocidade de internet para que possa assistir às aulas.
Dependendo do curso escolhido, o ideal é reservar de uma a duas horas por semana para assistir às aulas, conhecer o material complementar, pesquisar na internet e participar do fórum de discussão (se houver). Todas as atividades propostas podem ser adaptadas aos seus horários e de acordo com a sua disponibilidade, pois o seu acesso é aberto durante as 24 horas do dia (no período determinado para o curso) e de qualquer lugar com acesso à internet.
Os cursos a distância, assim como os presenciais, têm avaliações, trabalhos, frequência, e notas mínimas para aprovação, exigindo tempo e dedicação. Para muitos estudantes, contudo, a modalidade é mais fácil porque oferece mais flexibilidade para adaptação do estudo ao seu tempo, além da economia de tempo e dinheiro com deslocamentos.
A nota final de um curso é composta pelas notas de todas as atividades propostas. As atividades podem ter um peso ou sua soma compor uma média. No curso, esta situação pode ser vista no item: critério de avaliação. Todos os cursos têm um relatório de notas. Consulte seu relatório de notas e faça uma revisão se cumpriu todas as avaliações. Aquelas não realizadas serão somadas no cálculo da média como nota zero. O estudante que perder os prazos ou não realizar as avaliações estará reprovado.
No curso, esta situação pode ser vista no item: critério de avaliação. O critério pode variar de curso para curso, mas, de forma geral, estarão aprovados os estudantes que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 na média das avaliações.
Você terá a opção de uma nova compra com um desconto como ex-aluno. Importante saber que, ao frequentar qualquer curso na EEP, você terá desconto em outros cursos como ex-aluno.
Após a última aula do curso, você terá a oportunidade de responder a uma pesquisa de satisfação. É por meio desta pesquisa que nós conseguiremos saber o que você achou do curso e o que podemos fazer para melhorar continuamente. Responda e colabore para o aprimoramento dos nossos cursos
A expedição de certificado de conclusão de curso será de competência exclusiva da EEP e impresso pelo CONTRATANTE, após a aprovação no curso. O certificado é digital e poderá ser gerado no ambiente do curso ou na Central de Certificados.
Não, você poderá emitir o certificado, independente do tempo de acesso, e após ter conseguido cumprir as exigências do critério de avaliação do curso.
A EEP conta com uma Central de Certificados. Para emissão de uma nova via do certificado, basta informar seu CPF ou o código de autenticidade do certificado na Central de Certificados.
Sim, a mesma validade para qualquer objetivo: educação continuada, agregar valor ao currículo, entrevista de emprego, concursos públicos, contagem de carga horária para estágio, contagem de carga horária para ascensão profissional e outras aplicações. Tendo em vista a demanda crescente de mão de obra especializada no Brasil, acrescida das transformações no mundo do trabalho e na sociedade, a Educação Continuada é entendida como preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional, a reciclagem dos conhecimentos profissionais ou ainda a possibilidade de conhecer uma nova área ou atividade. Também refere-se ao desenvolvimento pessoal em relação à necessidade de ampliar as oportunidades de desenvolvimento ao longo de sua vida. O certificado não indica se o curso foi a distância ou presencial.
Sim. Além da Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como portarias, resoluções e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação, compõem a legislação brasileira sobre EaD (supervisão federal). Consulte o site da Secretaria de Educação a Distância (MEC – http://portal.mec.gov.br/).
Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Ou escreva, no caso de dúvidas específicas sobre o funcionamento, dinâmica do curso, ou navegação nas plataformas educacionais – e-mail: [email protected].
Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (11) 2661-7025. E-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e buscar a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP.
Prazo para o recebimento do livro: em até 30 dias úteis após a compra. Enviamos o livro pelo correio no endereço do cadastro de compra, após confirmação de pagamento do curso. O livro será enviado somente para endereços no Brasil e para o endereço cadastrado no momento da inscrição.
As Oficinas são atividades educacionais voltadas para o aprendizado prático ou observacional por meio da vivência das rotinas do HCFMUSP. São oferecidas em diversas áreas e especialidades, com carga horária e estrutura de encontros variáveis, de acordo com os objetivos específicos de aprendizagem de cada um. Todas as oficinas são realizadas nas dependências do Hospital das Clínicas da FMUSP e podem ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos. Após a conclusão, o aluno recebe certificado emitido pela Escola de Educação Permanente, que é reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação.
A inscrição no curso será considerada efetivada somente após o preenchimento de cadastro e quitação do pagamento. O cadastro, no entanto, só será liberado após a negociação de período da oficina com o setor promotor.
Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (11) 2661-7025, E-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e buscar a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP.
O passo a passo para a sua inscrição está publicado no site da EEP. Segue, aqui também, as informações necessárias para você:
Não há datas pré-fixadas para o ingresso nos cursos no modelo de Oficinas. O fluxo de entrada de alunos é contínuo segundo disponibilidade de vagas de cada área e de interesse do aluno. Cada área faz a gestão do número de vagas, início e término do curso.
Acesse o nosso site – https://eephcfmusp.org.br/portal/oficinas – e confira no nosso Portal.
A EEP está localizada na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo-SP, próximo ao metrô Clínicas. Telefone: (11) 2661-7025. Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outro canal de contato é o e-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e buscar a informação desejada ou pode nos visitar.
Não há nenhum contrato a ser assinado. O curso é acordado entre o aluno e a área.
Cada oficina é oferecida com uma ou mais cargas horárias, com valores de inscrição correspondentes. O aluno escolhe o período que melhor se adequa às suas necessidades. Por ser uma atividade prática, que prevê o acompanhamento da rotina, a critério da coordenação, mesmo tendo cursado carga horária parcial, poderá ser emitido certificado correspondente.
Não há processo seletivo, mas há necessidade de agendamento de datas com a área que receberá o aluno. Leia as instruções para fazer sua inscrição e, em caso de dúvidas, entre em contato com a EEP.
Profissionais de saúde com formação em nível superior
Não. A inscrição poderá ser feita sem nenhum pagamento de taxa. Após a aprovação do candidato, o aluno deverá fazer o pagamento do valor da Oficina de acordo com a carga horária escolhida.
O valor das Oficinas Práticas é variável em função da especialidade oferecida, da área de estudo, e da carga horária escolhida. Os valores poderão ser parcelados na finalização do cadastro da inscrição. Informe-se também no site da EEP: https://eephcfmusp.org.br/portal/oficinas.
Não há uma política de desconto para as Oficinas. Caso haja uma turma inscrita por uma empresa ou instituição, a coordenação do curso poderá verificar a possibilidade de desconto. Entre em contato com a EEP para saber como funciona a inscrição de um grupo fechado: [email protected].
Sim, você pode pagar com cartão. As formas de pagamento com cartão podem ser por crédito ou débito escolhidos na hora de fechar o pagamento.
Você pode pedir o seu Informe de Rendimentos por email: [email protected] ou [email protected]. Envie seus dados (nome, RG, CPF) e a referência financeira da sua solicitação.
Sim. Depois que você preencher o seu cadastro no site, aguarde o contato da EEP. Fique atento ao preenchimento correto dos seus dados, pois a EEP enviará um e-mail para você. Atenção para manter os seus dados sempre atualizados.
Ao adquirir um dos nossos cursos, você fará parte da maior comunidade de profissionais de saúde do Brasil, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e poderá estudar em um dos nossos institutos, como por exemplo:
A EEP emite a Declaração de aluno via PDF e envia por e-mail. A Declaração deve ser solicitada via e-mail. Não há custo para a 1ª Declaração de aluno matriculado. Aguarde o prazo de confecção e a Declaração será entregue no seu e-mail. Caso seja necessária uma 2ª via da Declaração impressa, haverá um custo que deverá ser pago e retirado no Atendimento ao Aluno na EEP. E-mail para a solicitação: [email protected].
O Certificado da Oficina será emitido ao fim do curso de acordo com a carga horária cumprida. A relação dos alunos que deverão receber o certificado é enviada pela coordenação do curso e a EEP procede com a emissão. Caso você precise de uma 2ª via do seu Certificado, solicite para à secretaria dos cursos e haverá um custo para a nova impressão: [email protected].
Não é necessário fazer a solicitação do crachá. Todos os alunos dos cursos presenciais recebem o crachá quando ingressam, sem custo adicional. Caso o aluno perca o crachá de identificação e acesso, deverá solicitar via e-mail à Secretaria e haverá um custo para a impressão da 2ª via. O crachá é o seu documento de identificação dentro do Complexo do Hospital das Clínicas e deve ser usado em lugar visível.
Caso você precise desistir do curso, deverá enviar um e-mail para a Secretaria – [email protected] – justificando o ocorrido. Informe seus dados pessoais, o curso que você frequenta e o motivo. Aguarde a orientação dos próximos procedimentos no seu e-mail. Não há nenhuma taxa a ser paga. Para maiores informações da política de desconto acesse: https://eephcfmusp.org.br/portal/politicas
Você encontra o requerimento de matrícula (ou ficha de inscrição) no site da EEP. Consulte o link https://eephcfmusp.org.br/portal/online/?s=atls&post_type=product – na aba Informações, você vai encontrar o formulário para downloads.
Caso o aluno precise desistir do dia escolhido, inicialmente deverá seguir os protocolos da Política de Transferência e Cancelamento do Curso:
Política de Transferência e Cancelamento do Curso Prazos para transferência
Prazos para cancelamento
IMPORTANTE:
* A EEP reserva-se ao direito de cancelamento ou remanejamento para outra data caso não atinja o número mínimo de inscritos. Neste caso, será comunicado previamente, com 20 dias de antecedência.
* Para transferência de data, o inscrito deve encaminhar e-mail para [email protected] solicitando a alteração, que estará sujeita à disponibilidade de vagas.
* Caso ocorra alteração no valor do curso, o inscrito deverá pagar a diferença.
* É responsabilidade do aluno informar corretamente o endereço completo para envio do Manual do curso e Certificado. Caso haja devolução do material enviado por correio, o reenvio será cobrado do aluno.
Observação: a Política de Desconto EEP não se aplica ao ATLS e PHTLS.
Caso haja alguma desistência, a Secretaria dos cursos poderá convocar candidatos que tenham manifestado interesse por alguns dias cujas datas já tenham sido preenchidas. O interesse em alguma data deve ser manifestado via e-mails: [email protected] ou [email protected].
Não há processo seletivo.
Não. Em nenhum momento será aproveitado o estudo interrompido por qualquer motivo. Será necessário fazer o curso novamente
Caso você seja reprovado, será necessário fazer o curso novamente. No ATLS, poderá ser descontado o valor referente ao material de apoio.
Qualquer documento necessário referente ao curso poderá ser solicitado por e-mail. Você também receberá o Certificado enviado por SEDEX no seu endereço de cadastro. Atenção na hora de preencher os seus dados na Ficha de Inscrição/Requerimento de Matrícula.
O local do curso presencial é no Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – no prédio onde fica a EEP – Escola de Educação Permanente, localizada na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – Térreo – Cerqueira César – São Paulo – SP.
Cópia do Registro Profissional e Requerimento de Matrícula, conhecido também como Ficha de Inscrição.
Você precisa atingir a nota de 70% para ser considerado aprovado. Cada tema é desenvolvido através de exposições teóricas e atividades práticas em manequins cirúrgicos. Há também manequins humanos treinados. Todas as atividades são supervisionadas por instrutores credenciados pelo Colégio Americano de Cirurgiões. Frequência e avaliação serão analisados pelos instrutores.
É considerado inscrito somente o candidato que efetivar o pagamento.
Você receberá um crachá de identificação no dia do curso. Não é necessária a solicitação.
Você encontra mais informações no site da EEP: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/curso/atls-advanced-trauma-life-support, na aba Investimentos. Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo telefone (11) 2661-7025 ou pelo e-mail [email protected].
Para o PHTLS: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/curso/phtls ou no e-mail [email protected].
Não há uma política de desconto que englobe os cursos do PHTLS e ATLS. Há apenas uma política de transferência e cancelamento. Confira a política de troca e cancelamento:
A EEP somente aceitará os pedidos de cancelamento realizados dentro dos seguintes prazos:
Não há taxa de inscrição. Apenas o valor do curso.
Caso você tenha feito a sua inscrição e precise de uma nova data para o vencimento do boleto, entre em contato por e-mail e solicite uma avaliação do setor Financeiro.
Envie um e- mail com as informações necessárias como seu nome, RG e CPF, quando cursou e o nome do seu curso para o e-mail [email protected].
Não há taxa de desistência, mas a EEP somente aceitará os pedidos de cancelamento realizados dentro dos seguintes prazos:
Você recebe o seu certificado em aproximadamente 60 dias após o término do curso. A EEP enviará um relatório sobre o aproveitamento dos alunos ao National Association of Emergency Medical Technicians – NAEMT, ao final do curso, e eles terão o prazo de 30 a 60 dias no máximo para emissão e envio dos Certificados.
A EEP enviará o livro imediatamente após a confirmação de pagamento, aproximadamente de 30 a 40 dias antes da data do seu curso. Você receberá o livro em seu endereço de cadastro. É importante que você preencha os seus dados de nome e endereço corretamente na sua inscrição.
O Curso ATLS – Suporte de Vida Avançado no Trauma é um treinamento teórico-prático, desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões, para médicos que atuam nos serviços de emergência. Em primeiro lugar, o ATLS tem como objetivo padronizar a avaliação inicial e o atendimento do paciente traumatizado, além de aprimorar o atendimento dentro dos critérios mais avançados e já adotados por numerosos países desenvolvidos. É oferecido em dois formatos: ATLS e ATLS – R2 Cirurgia Geral. O curso oferece oportunidades de aprendizado ativo por meio de várias metodologias:
Verifique o calendário do ATLS e faça a sua inscrição por data: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/curso/atls-advanced-trauma-life-support. Ou solicite informações por e-mail: [email protected].
Todo profissional da área da saúde, como médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, bombeiro, motorista de ambulância, etc.
O curso é realizado no período de dois dias nos fins de semana, ou seja, sábado e domingo. Horários: sábado, das 7h30 às 18h, e domingo, das 7h30 às 18h. Quanto às datas, é necessário consultar no site em VEJA AS DATAS DISPONÍVEIS. Se houver dúvidas, envie um e-mail para [email protected].
Você encontra mais informações no site da EEP.
Telefone: ( 11 ) 2661-7025
Para que possamos melhor responder-lhe, por favor, preencha o formulário abaixo.