Educação à Distância exige dedicação, vontade e colaboração

educação à distância

Educação é tema complexo, com desafios constantes e soluções intrigantes desde o início dos tempos. E, com o desenvolvimento da tecnologia, ela se tornou mais possível e acessível; se, antes, era preciso estar presencialmente em um local para aprender, hoje a Educação à Distância (EaD) permite que o conhecimento chegue ao interessado, onde ele está.

A tecnologia possibilita grandes e representativas mudanças, às vezes difíceis de acompanhar. Nossas referências se transformam, as informações ultrapassam fronteiras e ninguém mais vive sem compartilhar o que sabe.

educação à distânciaIsso obriga cada um a sair do comodismo! No ambiente corporativo, tudo está conectado; as relações sociais prevalecem online; e a educação sem conexão e integração também digitais já não faz mais sentido. Essa mudança impactou diretamente na forma como aprendemos e ensinamos, e a Educação à Distância é, sem dúvida, um meio que torna possível alcançarmos e conquistarmos esse novo formato comportamental.

“A EaD é imprescindível para o desenvolvimento pessoal, integração e atualização profissional, pois há várias vantagens a considerar: contato com conteúdo atualizado e referendado, interação com grande número de pessoas para troca de contatos e experiências, evidente diminuição dos gastos com transporte e alimentação e, muitas vezes, viabilização de um curso em outro país de forma simples e rápida”, explica Denise Andreazzi, gestora educacional da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (EEP HCFMUSP).

É importante ressaltar, porém, que a Educação à Distância não é para todos, mas para os que estão dispostos a se dedicar aos estudos, se atualizar e agregar valor a um grupo compartilhando responsabilidades. Ao contrário do que se prega, os cursos EaD exigem mais tempo e vontade de crescer do estudante.

Outro ponto é que nem tudo o que se encontra na Internet pode ser validado como conteúdo para a Educação à Distância. Para valer a pena, um curso deve seguir o conceito de aprendizagem colaborativa e, assim, apresentar um conteúdo relevante; é preciso que tenha aplicabilidade na prática do dia-a-dia e interatividade para o acesso direto ao grupo e ao professor, ou seja, uma divisão de responsabilidade para a aquisição do conhecimento.

“Percebam que a EaD é, acima de tudo, uma oportunidade para que o conhecimento seja acessível a todos que têm vontade de aprender e buscam ser melhores no que fazem a cada dia. O método traz uma possibilidade de aprendizagem jamais vista em outros tempos. Aqui no HCFMUSP, estamos plantando essas sementes para acompanhar o crescimento deste estratégico método de ensino e participarmos dessa nova fase da educação mundial”, reforça Denise.

 

Trabalho em equipe e professores do HC são diferenciais

educação à distânciaA história online da EEP começou no fim de 2013 e nos possibilitou a construção de várias frentes de trabalho. Desde então, experimentamos e transformamos ideias em realidade”, conta a gestora educacional. A modernidade e a velocidade transformam com rapidez as necessidades e exigências dos clientes, exigindo a adaptação de todos com flexibilidade – de fato, é positivo que a realidade não seja estática.

De acordo com ela, o sucesso da Educação à Distância propiciada pela EEP está nos colaboradores e na contribuição da equipe: “Cada iniciativa, cada discussão, ideia e conhecimento pessoal foram somados para desenvolver conceitos e estratégias pedagógicas dos cursos e grupos de professores com os quais conviveram”.

É preciso entender que a EaD é um modelo elaborado de educação, que demanda muita pesquisa de conteúdo, indicação de materiais para complementação do aprendizado, discussões abertas e tutoria, entre outros. Assim, não há uma fórmula ou modelo que funcionará igualmente para todos. Esse é, também, um dos aspectos mais empolgantes da Educação à Distância: com ela, há a necessidade de olhar para o professor, para suas características, seus desejos e objetivos para, enfim, encontrar um modelo que mostre e valorize a experiência de cada um e, consequentemente, dê vida ao curso.

educação à distância“E aí está o nosso maior ativo: os professores do HCFMUSP, com anos de experiência em diversas especialidades e com o propósito constante de ensinar, transmitir o que sabem. O conhecimento e a dedicação do professor fazem a diferença, assim como sua visão sobre o ensino, metodologias e prática com os alunos”, explica Denise.

Encaixar todos os programas de curso no mesmo modelo significa desperdiçar oportunidades de revelar pessoas e mostrar o talento de equipes, ou seja, massificaria o ensino em pacotinhos, ao invés de personalizar cada história como uma experiência singular. Apesar de usar tecnologia, todo o sentimento investido no trabalho é percebido pelos estudantes, e isso não pode ser ignorado.

Acreditando neste processo e na metodologia, a EEP investiu em uma estrutura própria com equipe e estúdio de gravação; já produziu mais de 150 cursos nas áreas médica, multiprofissional e técnica, grava congressos, edita vídeos e atualiza constantemente suas plataformas educacionais.

 

Tecnologia entrega conhecimento secular

Há casos em que a forma tradicional de ensino não atende às demandas do mundo atual – vivemos a transição de um modelo unidirecional para um modelo de educação compartilhado. Assim, é preciso se abrir para um novo método e aprender a valorizar o conhecimento de instituições seculares como a FMUSP, à disposição de todos pela metodologia de Educação à Distância. Para isso, pode-se contar com o apoio da EEP, criada para centralizar e organizar a transmissão do conhecimento, de forma ética e inovadora, fazendo a Gestão do Conhecimento do HCFMUSP com alta qualidade.

educação à distânciaO conceito de que há áreas do conhecimento que somente podem ser ensinadas de forma presencial, especialmente a Medicina, torna-se questionável. A quebra de paradigmas nos contempla com técnicas cada vez mais modernas de, por exemplo, cirurgias robotizadas que podem, inclusive, serem feitas à distância.

“Isso é a grande valia da EaD, pois rapidamente nos adaptamos para levar o conhecimento ao usuário final. Em breve, a EEP vai disponibilizar um espaço de simulação prática, com equipamentos de ponta e profissionais especializados para trabalhar com o que há de mais atual. Será possível assistir aos treinamentos à distância e também praticar conosco”, conta a profissional.

E o futuro, então, se concretiza à nossa frente: cursos semipresenciais, em que os encontros presenciais são aproveitados para atividades práticas depois da base do conhecimento ser ministrada e assimilada por EaD. “Abra-se para essa nova forma de aprender: visite nosso site, escolha um curso e bom estudo!”, convida Denise.