Educação EAD exige dedicação, vontade e colaboração

Ensino EAD

Educação é tema complexo, com desafios constantes e soluções intrigantes desde o início dos tempos. E, com o desenvolvimento da tecnologia, ela se tornou mais possível e acessível; se, antes, era preciso estar presencialmente em um local para aprender, hoje o Ensino EAD permite que o conhecimento chegue ao interessado, onde ele está.

A tecnologia possibilita grandes e representativas mudanças, às vezes difíceis de acompanhar. Nossas referências se transformam, as informações ultrapassam fronteiras e ninguém mais vive sem compartilhar o que sabe.

educação à distânciaIsso obriga cada um a sair do comodismo! No ambiente corporativo, tudo está conectado; as relações sociais prevalecem online; e a educação sem conexão e integração também digitais já não faz mais sentido. Essa mudança impactou diretamente na forma como aprendemos e ensinamos, e a Educação à Distância é, sem dúvida, um meio que torna possível alcançarmos e conquistarmos esse novo formato comportamental.

“A EaD é imprescindível para o desenvolvimento pessoal, integração e atualização profissional, pois há várias vantagens a considerar: contato com conteúdo atualizado e referendado, interação com grande número de pessoas para troca de contatos e experiências, evidente diminuição dos gastos com transporte e alimentação e, muitas vezes, viabilização de um curso em outro país de forma simples e rápida”, explica Denise Andreazzi, gestora educacional do HCX Fmusp.

É importante ressaltar, porém, que o Ensino EAD não é para todos, mas para os que estão dispostos a se dedicar aos estudos, se atualizar e agregar valor a um grupo compartilhando responsabilidades. Ao contrário do que se prega, os cursos EaD exigem mais tempo e vontade de crescer do estudante.

Outro ponto é que nem tudo o que se encontra na Internet pode ser validado como conteúdo para a Educação à Distância. Para valer a pena, um curso deve seguir o conceito de aprendizagem colaborativa e, assim, apresentar um conteúdo relevante; é preciso que tenha aplicabilidade na prática do dia-a-dia e interatividade para o acesso direto ao grupo e ao professor, ou seja, uma divisão de responsabilidade para a aquisição do conhecimento.

“Percebam que a EAD é, acima de tudo, uma oportunidade para que o conhecimento seja acessível a todos que têm vontade de aprender e buscam ser melhores no que fazem a cada dia. O método traz uma possibilidade de aprendizagem jamais vista em outros tempos. Aqui no HCFMUSP, estamos plantando essas sementes para acompanhar o crescimento deste estratégico método de ensino e participarmos dessa nova fase da educação mundial”, reforça Denise.

 

Trabalho em equipe e professores do HC Educação são diferenciais

Ensino EADA história online do HCX começou no fim de 2013 e nos possibilitou a construção de várias frentes de trabalho. Desde então, experimentamos e transformamos ideias em realidade”, conta a gestora educacional. A modernidade e a velocidade transformam com rapidez as necessidades e exigências dos clientes, exigindo a adaptação de todos com flexibilidade – de fato, é positivo que a realidade não seja estática.

De acordo com ela, o sucesso da Educação à Distância propiciada pelo HCX está nos colaboradores e na contribuição da equipe: “Cada iniciativa, cada discussão, ideia e conhecimento pessoal foram somados para desenvolver conceitos e estratégias pedagógicas dos cursos e grupos de professores com os quais conviveram”.

É preciso entender que a EaD é um modelo elaborado de educação, que demanda muita pesquisa de conteúdo, indicação de materiais para complementação do aprendizado, discussões abertas e tutoria, entre outros. Assim, não há uma fórmula ou modelo que funcionará igualmente para todos. Esse é, também, um dos aspectos mais empolgantes da Educação à Distância: com ela, há a necessidade de olhar para o professor, para suas características, seus desejos e objetivos para, enfim, encontrar um modelo que mostre e valorize a experiência de cada um e, consequentemente, dê vida ao curso.

educação à distância“E aí está o nosso maior ativo: os professores do HCFMUSP, com anos de experiência em diversas especialidades e com o propósito constante de ensinar, transmitir o que sabem. O conhecimento e a dedicação do professor fazem a diferença, assim como sua visão sobre o ensino, metodologias e prática com os alunos”, explica Denise.

Encaixar todos os programas de curso no mesmo modelo significa desperdiçar oportunidades de revelar pessoas e mostrar o talento de equipes, ou seja, massificaria o ensino em pacotinhos, ao invés de personalizar cada história como uma experiência singular. Apesar de usar tecnologia, todo o sentimento investido no trabalho é percebido pelos estudantes, e isso não pode ser ignorado.

Acreditando neste processo e na metodologia, o HC Educação investiu em uma estrutura própria com equipe e estúdio de gravação; já produziu mais de 150 cursos nas áreas médica, multiprofissional e técnica, grava congressos, edita vídeos e atualiza constantemente suas plataformas educacionais.

 

Ensino EAD: tecnologia em prol do conhecimento

Há casos em que a forma tradicional de ensino não atende às demandas do mundo atual – vivemos a transição de um modelo unidirecional para um modelo de educação compartilhado. Assim, é preciso se abrir para um novo método e aprender a valorizar o conhecimento de instituições seculares como a FMUSP, à disposição de todos pela metodologia de Educação à Distância. Para isso, pode-se contar com o apoio do HCX, criada para centralizar e organizar a transmissão do conhecimento, de forma ética e inovadora, fazendo a Gestão do Conhecimento do HCFMUSP com alta qualidade.

Estúdio de gravação dos cursos EAD da EEP HCFMUSPO conceito de que há áreas do conhecimento que somente podem ser ensinadas de forma presencial, especialmente a Medicina, torna-se questionável. A quebra de paradigmas nos contempla com técnicas cada vez mais modernas de, por exemplo, cirurgias robotizadas que podem, inclusive, serem feitas à distância.

“Isso é a grande valia do EAD, pois rapidamente nos adaptamos para levar o conhecimento ao usuário final. Em breve, o HC Educação vai disponibilizar um espaço de simulação prática, com equipamentos de ponta e profissionais especializados para trabalhar com o que há de mais atual. Será possível assistir aos treinamentos à distância e também praticar conosco”, conta a profissional.

E o futuro, então, se concretiza à nossa frente: cursos semipresenciais, em que os encontros presenciais são aproveitados para atividades práticas depois da base do conhecimento ser ministrada e assimilada por EaD. “Abra-se para essa nova forma de aprender: visite nosso site, escolha um curso e bom estudo!”, convida Denise.