HCX Fmusp abre inscrições para 51 cursos de Especialização

Estudantes médicos no hospital

O HCX Fmusp abre no dia 9 de novembro as inscrições para 51 cursos de especialização nas área médica e multiprofissional. As pós-graduações Lato Sensu do HCFMUSP têm início previsto para o primeiro semestre de 2021 e a duração vai de 1 a 2 anos, dependendo da área escolhida.

O programa oferece vivência teórica e prática de excelência no maior hospital da América Latina, tendo como diferencial proporcionar ao aluno a rotina na área com profissionais qualificados e com tecnologia de ponta.

As capacitações são oferecidas pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto da Criança (ICR), Instituto Central (ICHC), Instituto do Coração (InCor), Instituto de Radiologia (InRad), Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), Instituto de Psiquiatria (IPq), Laboratórios de Investigação Médica (LIM), Instituto Oscar Freire (IOF) e Prédio da Administração do HCFMUSP.

 

Novos cursos de Especialização HCFMUSP

Em 2021, três novos cursos entrarão para a grade ofertada.

Outro deles é de Dosimetria em Radioterapia (Área Multiprofissional) – oferecido pelo HCX em parceria com o ICESP.

Os médicos dessa área são cada vez mais disputados no mercado. “O curso tem como objetivo formar profissionais que estejam preparados para atuar com as novas tecnologias que surgem a todo momento para o tratamento radioterápico, e traz como grande diferencial seu corpo docente, altamente qualificado e atuante nos maiores centros de radioterapia do Brasil, além de sua estrutura para estágio prático com 400 horas, já que o ICESP possui o maior parque radioterápico do Brasil”, afirma o Gerente da Diretoria Geral da Assistência (DGA) – Radiologia do ICESP, Dr. Erik Lima.

Psiquiatria Forense: especialização para além da Saúde

Entre os cursos tradicionais oferecidos pelo HCX, está a especialização em Psiquiatria Forense, voltada para médicos com interesse na área que abrange a Justiça e a saúde mental. Alia Direito e Medicina em disciplinas ministradas com algumas das maiores referências do país.

 “É um curso teórico-prático, com professores com formação muito sólida. São autores dos nossos livros, e que também atuam na prática da psiquiatria forense e em vários órgãos periciais, então trazem as experiências do dia a dia para os alunos”, comenta o Coordenador da Especialização em Psiquiatria Forense, Dr. Daniel Barros.

 Na parte teórica, o curso é dividido em três módulos:

  • Módulo de interfaces jurídicas da psiquiatria;
  • Módulo ético;
  • Módulo clínico.

“O conteúdo prático é muito mão na massa mesmo, porque os alunos fazem perícias, observam pacientes e precisam produzir seus próprios laudos psiquiátricos dessas várias áreas de interseção com a justiça”, complementa Dr. Barros.

As inscrições para as especializações do HC devem ser feitas pelo site hcxfmusp.org.br/portal/online/modalidade/especializacao/. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].