Fisioterapia hospitalar: qual o papel do especialista?

fisioterapia hospitalar

A fisioterapia é uma área que oferece especialização em diversas áreas, e uma delas é a fisioterapia hospitalar, que segue com grande destaque. O profissional atua no atendimento de pacientes internados na enfermaria, unidade de terapia semi-intensiva e unidade de terapia intensiva (UTI).

“Na fisioterapia hospitalar, o profissional deve conhecer a fisiologia do corpo humano e as doenças que podem ocorrer. Além disso, é uma especialidade que atua em conjunto com uma equipe multiprofissional na prevenção, tratamento e reabilitação cardíaca, pulmonar e funcional, sendo que a sua principal função é promover a independência do paciente”, explica Suehellen Milhomem, fisioterapeuta do Hospital das Clínicas da USP. 

A especialidade já era de grande importância dentro do ambiente hospitalar, e com a pandemia de covid-19, a fisioterapia hospitalar ganhou ainda mais visibilidade. “Houve um destaque nos últimos dois anos em função da pandemia, pela relação da doença que causa efeitos danosos no organismo, e o conhecimento dos profissionais no manejo da ventilação mecânica, oxigenoterapia e reabilitação funcional”, ressalta Suehellen. 

Mercado de trabalho na fisioterapia hospitalar

A demanda por profissionais da saúde tem apresentado um amplo crescimento desde 2020, sobretudo por causa da pandemia de Covid-19. Segundo apontado pela Catho, empresa on-line de classificados de emprego, a busca por profissionais nessa área aumentou em mais de 7 vezes, e o fisioterapeuta hospitalar está entre os mais procurados.

Para atender essa necessidade do mercado, o HCX oferece o curso de Pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar que prepara o profissional para atuar na prevenção, tratamento e reabilitação de diversas comorbidades. A área é extremamente relevante no período de internação e no processo de desospitalização. Além disso, as oportunidades de emprego na área cresceram significativamente durante a pandemia, o que a torna ainda mais promissora. 

Quanto ganha um Fisioterapeuta Hospitalar?

“Sobre a remuneração na Fisioterapia Hospitalar, ela pode variar de R$3 mil a R$5 mil. Isso pode depender de inúmeros fatores: localização do hospital, tipo de contrato de trabalho e a qualificação do profissional”, afirma Suehellen. 

A capacitação profissional e a educação continuada também são diferenciais que ajudam a conseguir as melhores oportunidades. “Além da graduação em fisioterapia, há necessidade da pós-graduação e atualizações constantes”, finaliza.

Aproveite a oportunidade de se qualificar em uma especialidade que segue em constante crescimento. Acesse o site do HCX e confira mais detalhes sobre o curso!