Escola do HC tem inscrições abertas para mais de 60 especializações

especializações

A Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas (EEP HCFMUSP) abriu inscrições para mais de 60 especializações em 17 diferentes áreas da Saúde.

Trata-se de uma oportunidade a profissionais do setor de complementarem sua formação, dando um novo direcionamento à carreira e também maior especificidade à sua atuação. “É preciso ressaltar que, ao fim de uma especialização, o aluno consegue obter uma titulação da sociedade da respectiva área, então além de um aprimoramento do conhecimento e das experiências, há o enriquecimento do currículo”, afirma Natália Oliveira, gestora educacional da EEP. Como consequência, aumentam as oportunidades de trabalho.

Sem dúvida, é uma formação diferenciada: “Os cursos refletem a experiência do HC; o conhecimento adquirido aqui é precioso exatamente porque temos um contingente muito grande de pacientes”, ela completa.

A combinação da área em que atua e da qual pretende se especializar é feita pelo próprio aluno no momento da inscrição. “Na área médica, temos, por exemplo, a psiquiatria forense, então médicos e psiquiatras que queiram seguir essa linha da investigação médica e dos aspectos das leis na Saúde podem cursá-la”, diz Rosilda Reis, assistente da área.

 

Aulas práticas inserem o aluno na rotina do HC

Os cursos de especialização da EEP são credenciados pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, já que a Escola, do Governo, é vinculada ao Hospital das Clínicas.

Todas as aulas são presenciais, com no mínimo 450 horas de carga horária, sendo 360 horas para aulas teórico-práticas e as 90 restantes para outras atividades – incluindo o trabalho de conclusão de curso, obrigatório em todos os cursos.

As atividades práticas são realizadas dentro do Hospital das Clínicas, e inserem os alunos em sua rotina diária.

Ainda, cada especialização tem vagas limitadas: “Geralmente, os cursos que contam com aulas mais teóricas conseguem absorver mais participantes; alguns chegam a ter 100 vagas. Já os que focam nas aulas práticas, exatamente por seguirem a rotina do serviço, não conseguem absorver tantos alunos simultaneamente, então há alguns que não oferecem mais do que dez vagas”, explica Natália.

 

Como escolher seu curso

As especializações estão disponíveis no site da EEP: há 24 opções na área médica, 51 na multiprofissional e 2 na técnica, sendo que algumas podem se repetir entre áreas. São 21 as profissões da Saúde que podem se beneficiar com os cursos; entre elas, as de fisioterapeuta, enfermeiro, médico, nutricionista e psicólogo.

O interessado deve, portanto, acessar a página e fazer as seleções específicas, de acordo com sua carreira atual e suas pretensões, para identificar as especializações disponíveis para seu perfil.

De forma geral, as inscrições terminam em janeiro e, em seguida, há o processo seletivo, também específico de cada uma das áreas – há desde análise de currículos até entrevista e prova teórica. Depois de aprovado, o aluno poderá se matricular online; todas as matrículas estão previstas para ocorrer em fevereiro.

Para mais informações sobre as especializações, contate a EEP: (11) 2661-7025 ou [email protected].