Conheça os Cursos

Ensino Técnico

O ensino técnico é uma tradição no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com quase 40 anos de existência. São formações de nível médio em várias áreas da saúde, focadas no mercado de trabalho e que reúnem a expertise do HCX em educação e a experiência prática do HCFMUSP.

O objetivo é proporcionar educação de qualidade e preparar os alunos para o exercício da profissão. Trazem o DNA do Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciência da Saúde (CeFACS), escola mantida em parceria com o Hospital das Clínicas da FMUSP e reconhecida por seu nível de excelência.

Nas nossas formações, os alunos aprendem com professores altamente qualificados e praticam suas habilidades em aulas práticas e estágios supervisionados, dentro do maior hospital da América. É teoria e prática levada a sério. Tudo para proporcionar uma visão integral, individualizada e humanizada dos cuidados em saúde.

Mais de 10 mil alunos, atuais e já formados, fazem parte da história do ensino técnico do HCFMUSP. Fazer um curso técnico no HCX é uma experiência transformadora para a sua vida.

 

Prática no HCFMUSP

Escolher um curso técnico do HCX Fmusp é levar para a vida a experiência de aprendizado e trabalho dentro do Hospital das Clínicas. Em aulas estágios, o profissional tem a oportunidade única de vivenciar a rotina do maior complexo hospitalar da América Latina. Aprende as melhores práticas do mercado, com supervisão de grandes profissionais e dentro do Hospital que é referência em saúde no Brasil.

Os estágios são realizados nos Institutos do Complexo HCFMUSP com turmas que podem ser divididas em grupos de 5 a 8 alunos, conforme a capacidade do local. Cada grupo é supervisionado por um docente do HCX, que atua como um facilitador no processo de ensino e aprendizagem.

Durante a prática, o aluno é motivado a desenvolver conhecimento, habilidades técnicas, postura ética e relacionamento interpessoal com a equipe multiprofissional, pacientes, colegas e coordenadores.

 

Confira a opinião de quem já fez

Fui aluna do CeFACS em 1998. Na época, participei do processo seletivo exclusivo aos alunos para trabalhar no InCor. Depois de ter passado no processo seletivo, fiz a transposição de cargo para Auxiliar em Enfermagem e iniciei a graduação. Trabalhei em outras Instituições, entre elas o Hospital Oswaldo Cruz. Em 2003, fui convidada a dar aula no CeFACS. Até hoje estou aqui, participando da formação de outros profissionais, com a certeza de que a Escola oferece um dos melhores ensinos em Enfermagem.

 Bernadete Fontenele
Técnico em Enfermagem

Em 1982, aos 18 anos de idade, entrei no Hospital das Clínicas como oficial administrativo. Em 1989, tive a oportunidade de ser aluna do CeFACS, no curso de Auxiliar de Enfermagem. Foi ali que comecei minha trajetória profissional nessa instituição maravilhosa. Criei amor pelo trabalho e aprendi os verdadeiros valores a serem exercidos profissionalmente. Após a conclusão do curso, fui contratada pelo InCor, onde tive o privilégio de fazer a Faculdade de Enfermagem com bolsa estudo. Hoje, sou enfermeira no HC, tenho título de especialista em UTI e retornei ao CeFACS como professora, ministrando aulas práticas e teóricas a 16 anos. Agradeço a essa instituição que sempre me acompanhou e acolheu na vida profissional. É um orgulho retornar a casa que tanto me ajudou.

 Eliana Silvia F. C. Pardelli
Técnico em Enfermagem

Sou ex-aluna do curso Técnico de Farmácia na EEP HCFMUSP. Atualmente trabalho em farmácia hospitalar e muito do que aprendi na teoria, hoje vejo na prática.  A EEP é um centro de estudo completo. Possui espaço para estudo, biblioteca com acesso à internet, laboratório de farmácia bem estruturado e uma equipe de professores com ótima didática. Tive a oportunidade de fazer estágio em Farmácia de Manipulação e Drogaria no maior complexo hospitalar da América Latina.

 Ana Paula Lima
Técnico de Farmácia

A EEP me proporcionou uma profissão na qual nunca imaginei que pudesse conseguir. Sou grata por ter tido professores de muita qualidade: Ana Flávia, Dora, Wilma. Tenho orgulho de dizer que hoje faço parte dessa equipe e ensino o que aprendi com elas.  É um prazer muito grande ver o resultado de tudo que ensinei, quando ex-alunos me mandam mensagem dizendo que hoje trabalham com Instrumentação Cirúrgica e que estão muito felizes na profissão. Além disso, é gratificante poder trabalhar junto e contar com o apoio de algumas ex-alunas.

 Ana Carolina Alves
Técnico de Instrumentação

 

HCX Fmusp
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – Cerqueira Cesar – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2661-3895 | (11) 2661-3880
E-mail: [email protected]

Clique abaixo e conheça os cursos disponíveis

Inscreva-se

Bem-vindo ao Fale Conosco

Para que possamos melhor responder-lhe, por favor, preencha o formulário abaixo.

Selecione uma das opções abaixo: