Para fazer uma compra, você precisa realizar o cadastro no site da EEP
Esse cadastro pode ser feito com o número do CPF para pessoa física, do CNPJ para pessoa jurídica, ou do Passaporte para estrangeiros.
No cadastro você criará um login e senha para acessar a “área do aluno” e será possível:

  1. Acompanhar o pedido de compra;
  2. Acompanhar o histórico;
  3. Obter informações gerais.

Após o cadastro, escolha o curso e a forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito ou débito).
Após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail com a confirmação da compra.
No caso de um curso a distância, após a aprovação do pagamento pela operadora, você receberá as instruções de acesso por e-mail e também poderá acessá-lo por meio da área do aluno.

No site da EEP, nas abas da página do curso:

  1. Informações com carga-horária, período de acesso e critérios de aprovação;
  2. Programa;
  3. Investimento;
  4. Processo seletivo (se houver).

Você poderá escolher:

  1. Presencial (teórico)
  2. Presencial (prático)
  3. Presencial (prático e teórico)
  4. Semi-presencial
  5. A distância (EAD)
  6. Simulação realística

Cada curso possui um valor específico que dará ao aluno o direito de participar conforme a programação disponibilizada no site.
As formas de pagamento disponíveis são:

  1. Cartão de crédito
  2. Boleto bancário

Os prazos de confirmação da inscrição e liberação dos cursos variam de acordo com a forma de pagamento escolhida. No caso de boleto bancário, a espera pode ser de até dois dias úteis após o pagamento e, no caso de cartão de crédito, a liberação ocorre automaticamente após a confirmação do débito realizado pela operadora do cartão, em até um dia útil após o pagamento. As condições para o parcelamento da compra podem variar de acordo com o produto oferecido e esta informação estará disponível na página do curso no site.

A inscrição no curso será considerada efetivada somente após a confirmação do pagamento.

Sim, o manual do usuário está à disposição para consulta no rodapé do no site do HCX.

Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Telefone: (11) 2661-7025
E-mail: [email protected]
Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico.
Você pode consultar o rodapé do no site da EEP e ver se encontra a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP.

Os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Hospital das Clínicas são aprovados pelos Ministérios da Educação e Saúde, constituem-se em modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu destinadas às profissões da saúde e caracterizadas por ensino em serviço. Têm duração de dois anos, jornada de 60 horas semanais, com carga horária total mínima de 5.760 horas, distribuídas entre atividades teóricas e práticas, dirigidas para cada profissão/área de concentração à qual se destina, devendo ser cursados em regime de dedicação exclusiva.

As inscrições não são feitas na EEP. As inscrições para o processo seletivo são realizadas, exclusivamente, no site da VUNESP, no período indicado no Edital. Para se inscrever, o candidato deverá:

  1. Acessar o site da Fundação VUNESP – www.vunesp.com.br;
  2. Localizar o link correlato ao Concurso Público Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas.

As informações referentes ao período de inscrição estão no Edital, disponível nos sites https://www.vunesp.com.br e https://eephcfmusp.org.br/portal/residencia-multiprofissional

Graduados em Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Atualmente são 10 os programas oferecidos:

  1. Residência Multiprofissional em Saúde no Cuidado ao Paciente Nefropata;
  2. Residência Multiprofissional em Saúde no Cuidado ao Paciente Crítico;
  3. Residência Multiprofissional em Saúde – Urgência e Trauma;
  4. Residência em Área Profissional da Saúde – Nutrição Clínica;
  5. Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada em Pediatria com ênfase em Cardiopulmonar;
  6. Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada em Neonatologia;
  7. Residência Multiprofissional em Saúde: Hospitalar e Redes de Atenção à Saúde;
  8. Residência Multiprofissional em Gestão Integrada de Serviços de Saúde;
  9. Residência Multiprofissional em Atenção Oncológica ao Adulto;
  10. Residência em Área Profissional da Saúde – Enfermagem em Cardiologia e Pneumologia.

O candidato deverá observar no Edital com Processo Seletivo aberto e verificar quantos programas estarão liberados por candidato, destinados à sua área profissional. Para a matrícula, o candidato deverá se matricular em sua primeira opção no momento da inscrição, ou seja, em um único programa.

O residente aprovado e matriculado em qualquer um dos programas da Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Hospital das Clínicas não poderá desenvolver outras atividades profissionais no período de realização da Residência (artigo 13, § 2º da Lei Federal n. 11.129/2005), devendo, portanto, dedicar-se exclusivamente às atividades previstas no Projeto Pedagógico das Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde em que está matriculado.

Poderão participar do processo seletivo os candidatos que concluíram bacharelado até dezembro do ano do Edital, referente aos concursos para o ano subsequente ao Edital, nas áreas profissionais relacionadas à saúde – ou seja, qualquer brasileiro ou estrangeiro que tenha diploma de graduação validado nas áreas profissionais indicadas – Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço social e Terapia Ocupacional – reconhecido pelo MEC ou revalidado por Universidade Pública credenciada pelo MEC, e Registro Regional da Profissão (Conselho de Classe Regional de São Paulo). Pessoas com nacionalidade portuguesa devem estar amparadas pelo Estatuto da Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos – nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal e do Decreto Federal nº 70.436/72.

O processo de seleção é composto por duas fases:

  • PRIMEIRA FASE – Prova Escrita Objetiva com caráter eliminatório e classificatório;
  • SEGUNDA FASE – Prova Escrita Dissertativa, com caráter eliminatório e classificatório

Sim. A lista de espera ocorre com a convocação para matrícula em opções inseridas no momento da inscrição. Ocorrerá somente após o esgotamento da lista de aprovados em primeira opção para cada Programa, considerada, também, a área de concentração, quando houver a área profissional.

Prova Escrita Objetiva da Primeira Fase com caráter eliminatório e classificatório: versará sobre os conhecimentos de conteúdo equivalentes aos cursos de graduação. Não há uma bibliografia específica. A duração da prova deverá ser observada no Edital que estará em andamento.

Serão considerados critérios de desempate, nessa ordem:

  • Maior pontuação na Prova Dissertativa;
  • Maior pontuação na Prova Objetiva;
  • Menor tempo de formação, considerando o ano de conclusão da graduação;
  • Menor idade.
Prova Escrita Dissertativa da Segunda Fase com caráter eliminatório e classificatório: versará sobre os conhecimentos da área profissional; não há bibliografia específica para estudo. A duração da prova deverá ser observada no Edital que estará em andamento.

A nota final do candidato será a soma das notas obtidas nas provas objetiva e dissertativa, obtendo pontuação final máxima de 120 (cento e vinte) pontos.

O candidato deverá acessar o site www.vunesp.com.br para o recurso. O prazo para recurso dos resultados das provas será de um dia útil, contado do 1º dia útil imediatamente seguinte ao da publicação ou do fato que lhe deu origem.

O candidato deverá conferir no Edital a data de publicação dos resultados das provas. Os resultados serão publicados nos sites da VUNESP, EEP e no Diário Oficial-SP – www.vunesp.com.br | https://eephcfmusp.org.br/portal/residencia-multiprofissional.

Se você precisar de mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Se você for convocado para a matrícula, deverá apresentar:

  1. Diploma de Curso de Graduação, reconhecido pelo MEC ou Certificado de Conclusão de Curso (Bacharelado);
  2. Histórico Escolar;
  3. Registro no respectivo Conselho de Classe/SP;
  4. Registro de Identidade – RG;
  5. Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  6. Carteira de Vacinação atualizada com esquema de vacinação: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral, varicela e Covid-19 (doses conforme orientação do Ministério da Saúde);
  7. Carteira com o grupo sanguíneo;
  8. Comprovante de inscrição no INSS, no PIS ou NIT;
  9. Cartão do SUS;
  10. Foto 3×4 recente;
  11. Certificado de Reservista (candidato do sexo masculino);
  12. Comprovante de abertura de conta corrente própria em agência do Banco do Brasil (conta salário e corrente), para o recebimento da bolsa;
  13. Título de Eleitor;
  14. Comprovante de endereço.

O candidato deverá estar atento quanto à convocação para a matrícula; uma vez perdido o prazo/data, será excluído tacitamente do Processo Seletivo.

Os números de vagas gerais e de bolsas ofertadas por programa em cada grupo de categorias profissionais estarão disponíveis no Edital de Abertura do Processo Seletivo.

Os candidatos aprovados e devidamente matriculados receberão bolsas de estudo financiadas pelo Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde, com recursos da programação orçamentária do Ministério da Saúde – MS.

A concessão e o pagamento das bolsas dependem das resoluções e políticas praticadas pelo Ministério da Saúde. A bolsa está sujeita aos descontos e retenções tributárias e previdenciárias nos termos da lei e sofre os reajustes aplicados pelo MS e pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura. Para o acesso mensal aos informes, o residente deverá cadastrar seus dados no sistema de gestão do Ministério, disponibilizado no momento da matrícula.

O candidato que se enquadrar na Lei Estadual nº 12.782, de 20/12/2007 será amparado e terá direito à redução de 50% (cinquenta por cento) do valor do pagamento da taxa de inscrição, desde que CUMULATIVAMENTE seja estudante regularmente matriculado em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e receba remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos vigentes no Estado de São Paulo ou esteja desempregado

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site da VUNESP – https://www.vunesp.com.br:

  1. O deferimento da inscrição se dará mediante o total e o correto preenchimento da ficha de inscrição, disponibilizada no site www.vunesp.com.br, e do correspondente pagamento da taxa em qualquer agência bancária.
  2. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas um dos programas constantes no Anexo específico do Edital.

Na hipótese de restarem vagas, serão realizadas novas convocações para o seu preenchimento, seguindo a classificação dos candidatos.

  1. As convocações em segunda chamada serão feitas exclusivamente pelo site https://eephcfmusp.org.br e pelo DOE-SP. O candidato deverá conferir e acompanhar as datas no Edital.
  2. Os candidatos excedentes, em rigorosa ordem de classificação, poderão ser convocados para substituir desistentes.
  3. Decorridos todos os prazos previstos, não haverá substituição de candidatos desistentes, ficando automaticamente cessada a validade deste Processo Seletivo.

O processo seletivo do Programa de Bolsas constará de duas fases de realização das provas:

  • Primeira Fase – Prova Objetiva: o programa e a bibliografia da área estarão disponibilizados nos sites https://eephcfmusp.org.br/portal/especializacao-com-bolsa e www.vunesp.com.br – estará inserido o programa de opção escolhida para a prova. A prova objetiva, é de caráter eliminatória e classificatória.
  • Segunda Fase – Prova Específica de caráter eliminatória e classificatória

A concessão e o pagamento da bolsa dependem das resoluções e políticas praticadas pelo Governo do Estado de São Paulo. A bolsa está sujeita aos descontos e retenções tributárias e previdenciárias nos termos da lei.

Os ingressantes do Programa de Bolsas, denominados “especializandos”, devem ter sido aprovados em processo seletivo e deverão cumprir uma programação teórico-prática; exclusivamente, durante a realização do programa, receberão bolsa de estudos mensalmente da SES/SP. Todos os programas iniciam-se no primeiro dia útil do mês de março de cada ano e têm duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

Alguns Programas de Bolsas dão direito ao Bilhete Único. Para solicitar o Bilhete Único ou passe escolar, é necessário verificar se o seu Programa está cadastrado e ter cadastro como aluno no site do SPTrans. Se você já tem cadastro no SPTRANS e o Bilhete Único, informe ao setor de Atendimento Escolar (nome, RG, curso, CEP e outros dados da sua residência). A EEP atualizará os seus dados. Nesse caso, se você já tem o bilhete escolar, utilizará o mesmo com os dados da instituição escolar atualizados. Envie um e-mail para [email protected] Se você não tem o cadastro no SPTrans, siga as instruções:

  1. Acesse www.sptrans.com.br e faça o seu cadastro;
  2. Envie um e-mail para [email protected] informando que já se cadastrou e indique os seus dados (nome, RG, curso, CEP e outros dados da sua residência);
  3. A EEP enviará os seus dados de matrícula. Você deverá entrar no seu cadastro novamente e poderá imprimir o boleto para o pagamento da taxa do bilhete. Após esses procedimentos, aguarde a chegada do bilhete, que poderá levar até 25 dias após o pagamento da taxa. Retire o seu Bilhete Único no setor de Atendimento Escolar na EEP.

No Edital de Abertura de Inscrições. Para acessar as informações, o candidato pode buscar as informações no site da EEP – no segundo semestre de cada ano.

Em caso de dúvida, o candidato deverá entrar em contato com o Disque VUNESP, pelo telefone (11) 3874-6300, nos dias úteis, das 8h às 20h.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar e conferir os dados, prazos e datas previstas no Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

Sim, há supervisão. Não há a possibilidade de escolha, pois é realizada continuamente por profissionais qualificados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP durante as atividades teóricas e práticas dos programas.

Sim, o Manual de Orientações do Programa de Bolsas é um instrumento operacional e normativo do Programa de Bolsas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) destinado a oferecer aos bolsistas informações básicas sobre o desenvolvimento do Programa, assim como Direitos e Deveres do bolsista. O aluno pode encontrar disponível para consulta no espaço Multiprofissional, no site da EEP, aba Programa de Bolsas.

Sim. A bibliografia de cada programa está inserida na descrição das áreas profissionais. Você encontra as informações no site da EEP e da VUNESP: https://eephcfmusp.org.br/portal/pap e www.vunesp.com.br.

Sim. Há uma taxa de inscrição a ser paga após o candidato preencher o seu cadastro no site da VUNESP. O candidato deverá gerar o seu boleto e pagar a taxa até a data limite indicada no documento.

Os Cursos de Especialização Lato Sensu com Bolsas são subsidiados pelo Programa de Bolsas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Trata-se da oferta de aproximadamente 64 cursos Uniprofissionais e Multiprofissionais em 15 áreas da saúde, direcionados aos profissionais de nível superior, com o objetivo de capacitar, estimular, desenvolver o aluno para a visão crítica e abrangente para atuação no Sistema Único de Saúde.

Ao fazer parte de um dos nossos cursos, você fará parte da maior comunidade de profissionais de saúde do Brasil, o HCFMUSP, e poderá estudar em um dos nossos institutos, como, por exemplo:

  • Escola de Educação Permanente – EEP Instituto Central – ICHC;
  • Instituto da Criança – ICr;
  • Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOT;
  • Instituto de Psiquiatria – IPq;
  • Instituto de Radiologia – InRad;
  • Instituto do Coração – InCor;
  • Instituto do Câncer – ICESP;
  • Instituto de Medicina Física e Reabilitação – IMRea, dentre outros.

Sim. Os certificados de conclusão do Programa de Bolsas são reconhecidos nos concursos públicos no âmbito do SUS no Estado de São Paulo (Resolução SS-7, de 12/1/96).

Não é permitida a transferência do bolsista na mesma Instituição ou entre diferentes instituições ou áreas, ainda que haja uma única mantenedora.

A EEP emite uma Declaração de Aluno regularmente matriculado mediante a solicitação para o e-mail [email protected]. Não há custo para a 1ª Declaração de aluno matriculado. Caso seja necessária uma 2ª via da Declaração, deve ser solicitada via e-mail, e haverá um custo que deverá ser pago no Setor de Atendimento Escolar com cartão de crédito ou débito.

Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone: (11) 2661-7025. E-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e ver se encontra a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo -SP. Também entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Atualmente são oferecidas as seguintes áreas:

  • Administração em Saúde: Graduação em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da
  • Educação, exceto Medicina;
  • Direito na Área da Saúde Pública: Graduação em Ciências Jurídicas;
  • Educação Física: Graduação em Educação Física;
  • Enfermagem: Graduação em Enfermagem;
  • Farmácia: Graduação em Farmácia;
  • Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva: Graduação em Fisioterapia;
  • Fisioterapia Musculoesquelética: Graduação em Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia: Graduação em Fonoaudiologia;
  • Nutrição: Graduação em Nutrição;
  • Odontologia Hospitalar: Graduação em Odontologia;
  • Patologia Clínica: Graduação em Biomedicina, Farmácia ou Ciências Biológicas;
  • Psicologia: Graduação em Psicologia;
  • Saúde e Trabalho: Graduação em Psicologia;
  • Serviço Social: Graduação em Serviço Social;
  • Técnicas Avançadas em Análises Clínicas: Graduação em Ciências Biológicas, Ciências Moleculares, Biomedicina, Bioquímica, Farmácia, Farmácia-Bioquímica, Nutrição, Medicina Veterinária e Zootecnia, Graduação em Química (bacharel), Graduação em Fisioterapia e Graduação em Educação Física (bacharel);
  • Terapia Ocupacional: Graduação em Terapia Ocupacional.

O candidato deverá estar atento quanto à convocação para a matrícula; uma vez perdido o prazo/data, será excluído tacitamente do Processo Seletivo. Para a matrícula, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de matrícula, verificar valor no Edital e apresentar os seguintes documentos:

  1. Registro no respectivo Conselho de Classe/SP (no momento da matrícula, poderá ser entregue o protocolo do registro e, em data estipulada, entregar o definitivo);
  2. Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  3. Carteira de Vacinação atualizada com esquema de vacinação: dupla adulto, hepatite B, tríplice viral e varicela – quem já teve a varicela, fazer uma carta de próprio punho informando que já teve a doença;
  4. Comprovante de inscrição no INSS, no PIS/PASEP ou NIT (o NIT poderá ser retirado no site do Instituto Nacional de Previdência Social – INSS – www.previdencia.gov.br – ou pelo telefone 135); quem já trabalhou com registro em carteira, terá o número do PIS; quem nunca trabalhou com registro, seguir as orientações acima e adquirir o número do NIT no site do INSS;
  5. Uma foto 3×4 recente;
  6. Diploma de Curso de Graduação, reconhecido pelo MEC, ou Certificado de Conclusão de Curso (Bacharelado); para quem ainda não concluiu a graduação e/ou teve alteração na data de encerramento do curso devido à Covid-19, poderá entregar uma declaração com a data prevista de término do curso e da colação de grau, ficando a entrega do diploma para data a ser estipulada posteriormente;
  7. Histórico Escolar do Curso de Graduação (Bacharelado): seguem as mesmas orientações do item acima;
  8. Registro de Identidade;
  9. Certificado de Reservista (candidato do sexo masculino);
  10. Comprovante de abertura de conta corrente própria em agência do Banco do Brasil, para o recebimento da bolsa. A abertura da conta poderá ser realizada com o Edital de Convocação para matrícula.

A não entrega dos documentos, na data fixada, eliminará o candidato do Processo Seletivo, não podendo matricular-se no Programa, e ficando anulados todos os atos decorrentes da inscrição.

Os Programas terão carga horária de 40 horas semanais destinadas exclusivamente a seu desenvolvimento, perfazendo uma carga horária mínima de 1.720 horas por ano de programa.

A metodologia do Programa de Bolsas é Presencial (prático e teórico).

Após o término do Programa, será expedido o Certificado de Conclusão do Programa de Bolsas, desde que o bolsista tenha cumprido a carga horária, a frequência exigida e tenha apresentado o Trabalho de Conclusão do Programa conforme o Regulamento da Instituição.
O bolsista desligado do programa não terá direito ao Certificado de Conclusão.

Todos os bolsistas receberão instruções de como realizar a solicitação do crachá.

Há duas possibilidades de desligamento do Programa de Bolsas: a pedido do bolsista ou pela Instituição.

  1. A pedido do bolsista: por iniciativa do bolsista, que deverá preencher o formulário de cancelamento de matrícula, disponível na EEP.
  2. Pela Instituição: a Instituição poderá desligar o bolsista a qualquer momento por motivos de:
    • Competência: avaliação de conhecimentos técnicos, habilidades e postura ético-profissional com conceito ou nota abaixo do definido pela Instituição para conclusão do Programa.
    • Frequência: não cumprimento da carga horária mínima exigida para conclusão do programa.

Até o início do Programa, o candidato aprovado no processo seletivo deverá apresentar o registro do Conselho de Classe.

O candidato aprovado deverá transferir o Conselho de Classe para atuação no Estado de São Paulo.

O aluno não poderá ter vínculo empregatício com o SUS nem com instituições privadas; a dedicação deverá ser exclusiva ao programa.

O Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros, mais conhecido como PCPME, tem o objetivo de transmitir conhecimentos de alta qualidade, nas várias áreas médicas, para outras nações. Dividido em duas modalidades, Direto e Especializado, o Programa visa aprimorar o profissional e especializá-lo de acordo com a área médica escolhida, por meio do contato com especialistas do Sistema HCFMUSP, bem como com as técnicas, padrões e profissionalismo de alta qualidade que cercam estes profissionais. Durante o Programa, os profissionais exercem suas atividades em período integral, sob supervisão e, com dedicação exclusiva nos diversos Institutos do Hospital das Clínicas.

O PCPME destina-se a médicos, graduados fora do Brasil, que não têm o diploma revalidado e que não têm interesse em revalidar seu título médico no Brasil.
O Programa exige dedicação exclusiva, em período integral, e restrita ao Hospital das Clínicas com supervisão. O PCPME é realizado conforme a Resolução nº 2.216/2018, do Conselho Federal de Medicina.

Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (11) 2661-7025. E-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e para buscar a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP

A duração de cada programa pode variar entre um a cinco anos dependendo da especialidade. O ano letivo de todos os programas começa em março de cada ano. Acompanhe, no site da EEP, o processo seletivo que pode ocorrer a partir do um semestre anterior ao ano letivo.

A EEP HCFMUSP está localizada na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP, próximo ao Metrô Clínicas. Telefone: (11) 2661-7025. Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outro canal de contato é o e-mail: [email protected].

Sim. Todos os candidatos devem apresentar obrigatoriamente certificado de proficiência em língua portuguesa Celpe-Bras, nível intermediário superior.

O PCPME oferece duas formas de acesso, direto e especializado:

  1. PCPME Direto: para áreas que correspondem às áreas básicas e de especialidades da Residência Médica de acesso direto;
  2. PCPME Especializado: para áreas que correspondem às especialidades com pré-requisito, áreas de atuação que exigem comprovação da realização de Residência Médica, ou Estágio no país de origem semelhante ao programa da Residência Médica.

Aulas Teóricas e Práticas no Hospital das Clínicas, em período integral e com dedicação exclusiva.

Não. O Celpe-Bras tem vínculo com o Governo Federal através do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira.

Médicos formados fora do Brasil e que não tenham interesse em revalidar seu título médico no Brasil.

A forma de seleção está descrita no Edital do PCPME 2022, e cada especialidade poderá ter um processo seletivo diferenciado.

Não. Eles só podem atuar dentro do Hospital das Clínicas, e sempre com supervisão médica. É PROIBIDA a atuação como médico em qualquer outra condição fora do Hospital das Clínicas, conforme Resolução CFM 2.216/2018.

O valor é variável em função da especialidade oferecida, da área de estudo e da carga horária escolhida. Os valores poderão ser parcelados na finalização do cadastro de Inscrição. Informe-se também no site da EEP pelo link https://eephcfmusp.org.br/portal/capacitação-de-estrangeiros-pcpme.

Não cobramos taxa de desistência.

No Brasil, pode ser pago pelo PagSeguro ou boleto bancário e, fora do Brasil, pelo PayPal

Você pode pedir o seu Informe de Rendimentos por e-mail: [email protected] ou [email protected]. Envie seus dados, nome, documento e a referência financeira da sua solicitação.

Entre no site da EEP, Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros – PCPME e confira as informações. Você também pode entrar em contato por e-mail: [email protected].

Sim. Depois que você preencher o seu cadastro no site, aguarde o contato da EEP. Fique atento para o preenchimento correto dos seus dados, pois a EEP enviará um e-mail para você. Atenção para manter os seus dados sempre atualizados.

O aluno vai fazer o programa nas áreas de atuação da especialidade escolhida, conforme escala.

A Declaração deve ser solicitada via e-mail:

Para fazer a matrícula, o aluno deve entregar OBRIGATORIAMENTE certificado de proficiência em língua portuguesa Celpe-Bras, nível intermediário superior. Demais documentos estão publicados no Edital convocatório.

O Certificado será emitido para os alunos que obtiverem a frequência mínima de 70% de presença exigida para aprovação e média 7 nas avaliações. Os certificados são emitidos pela Escola de Educação Permanente e são registrados pelo Ministério das Relações Exteriores, sem validade para o exercício médico no Brasil e revalidação do diploma.

Não é necessário fazer a solicitação do crachá. Todos os alunos dos programas presenciais recebem o crachá quando ingressam, sem custo adicional. Caso o aluno perca o crachá de identificação e acesso, deverá solicitar via e-mail para a Secretaria e haverá um custo para a impressão da 2ª via: [email protected].

Caso você precise desistir, deverá conversar com o coordenador do programa e justificar o motivo. E também comunique a EEP pelo e-mail [email protected].

Sim, a Capacitação em Serviço tem processo seletivo, que pode ser composta por análise de currículo, entrevista ou avaliações práticas, de acordo com a determinação de cada área contratante.

Sim:

  • Para profissionais com formação de nível superior, a taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 100,00;
  • Para profissionais com formação de nível técnico, a taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 50,00.

Deverá escolher o programa no site e realizar a inscrição na área e programa desejado seguindo o passo a passo do site.

O Programa de Capacitação em Serviço visa a capacitação/treinamento de profissionais que possuam curso técnico profissionalizante ou superior nas áreas de saúde e afins.

Propicia uma oportunidade de atualização técnica e prática supervisionada em várias áreas de atuação e diferencia-se dos demais existentes no mercado pela oportunidade de vivência profissional.

Não há datas pré-fixadas para o ingresso nos cursos de Capacitação. O fluxo de entrada de alunos é contínuo de acordo com a disponibilidade de vagas de cada área de interesse do aluno. Cada área faz a gestão do número de vagas, início e término do curso.

Acesse o nosso site https://eephcfmusp.org.br/portal e confira no nosso Portal

Sim. Depois que você preencher o seu cadastro, aguarde o contato da área para agendamento da entrevista. Fique atento para fazer o preenchimento correto dos seus dados, pois a EEP enviará um e-mail para você. Atenção para manter os seus dados sempre atualizados.

A carga horária do curso, dias na semana, início e término serão acordadas na entrevista com a área escolhida.

No site da EEP, no espaço “Investimento”. O aluno encontra também essa informação no rodapé do site da EEP

A EEP está localizada na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP, próximo ao metrô Clínicas.
Telefone: (11) 2661-7025. Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outro canal de contato é o e-mail: [email protected].
Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico.
Você pode consultar o rodapé do site da EEP e buscar a informação desejada ou pode nos visitar.

A inscrição no curso será considerada efetivada somente após a confirmação do pagamento do período.

Profissionais de saúde com formação em nível técnico e superior.

O HC tem o regulamento do PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO no HC. Entre no site da EEP, clique em Programas, Multiprofissionais, Capacitação e confira o regulamento. Há outras informações na página do programa no site. Você também pode entrar em contato por e-mail: [email protected].

Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (11) 2661-7025. E-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e ver se encontra a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP.

O valor do Programa de Capacitação em Serviço é variável em função da formação do profissional e carga horária do estágio.
Para profissionais com formação de nível superior:

  • de 80 a 160 horas: R$ 500,00 – Período para término: em até 3 meses;
  • de 161 a 360 horas: R$ 900,00 – Período para término: em até 6 meses;
  • de 361 a 720 horas: R$ 1.550,00 – Período para término: em até 12 meses.

Para profissionais com formação de nível técnico:

  • de 80 a 160 horas: R$ 150,00 – Período para término: em até 3 meses;
  • de 161 a 360 horas: R$ 200,00 – Período para término: em até 6 meses;
  • de 361 a 720 horas: R$ 250,00 – Período para término: em até 12 meses.

Os valores poderão ser parcelados na finalização do cadastro da inscrição. Informe-se também no site da EEP: https://eephcfmusp.org.br/portal/capacitacao-em-servico.

Não há desconto para o Programa de Capacitação em Serviço.

Sim, você pode pagar com cartão. As formas de pagamento com cartão podem ser por crédito ou débito escolhidos na hora de fechar o pagamento.

Você pode pedir o seu Informe de Rendimentos por e-mail: [email protected] ou [email protected]. Envie seus dados (nome, RG, CPF ) e a referência financeira da sua solicitação.

Não. Caso o aluno precise cancelar a sua matrícula, deve formalizar a informação no e-mail [email protected] e avisar a área em que estava atuando.

Ao adquirir um dos nossos cursos, você fará parte da maior comunidade de profissionais de saúde do Brasil, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – HCFMUSP e poderá estudar em um dos nossos institutos, como por exemplo:

  • Escola de Educação Permanente – EEP;
  • Instituto Central – ICHC;
  • Instituto da Criança – ICR;
  • Instituto de Ortopedia E Traumatologia – IOT;
  • Instituto de Psiquiatria – IPq;
  • Instituto de Radiologia – InRad;
  • Instituto do Coração – InCor;
  • Instituto do Câncer – ICESP;
  • E Instituto de Medicina Física e Reabilitação – IMRea, dentre outros.

A Declaração deve ser solicitada pelo e-mail [email protected]. Não há custo para a 1ª Declaração de aluno matriculado. Aguarde o prazo de confecção e a Declaração será entregue no seu e-mail ou poderá ser retirada no atendimento da EEP dentro do prazo de 5 dias. Caso seja necessário uma 2ª via da Declaração, haverá um custo que deverá ser pago e retirado no Atendimento ao Aluno.

Para fazer a matrícula o aluno deve entregar uma foto 3X4 recente, carteira de vacina atualizada, Conselho de Classe com a anuidade paga e, para os cursos que não possuem conselho, o aluno deverá entregar o Certificado de conclusão de curso.

Os Certificados da Capacitação são emitidos ao final do curso para os alunos que obtiveram a frequência mínima de 75% de presença exigida para aprovação. A relação dos alunos aprovados é enviada pela coordenação do curso em até 60 dias após o término das aulas. Após a confecção do Certificado, o aluno receberá no e-mail o aviso para a retirada. Aguarde o contato da EEP. Caso você precise de uma 2ª via do seu Certificado, solicite via e-mail [email protected] e haverá um custo para a nova impressão.

Não é necessário fazer a solicitação do crachá. Todos os alunos dos cursos presenciais recebem o crachá quando ingressam, sem custo adicional. Caso o aluno perca o crachá de identificação e acesso, deverá solicitar via e-mail à Secretaria e haverá um custo para a impressão da 2ª via:

Caso você precise desistir do curso, deverá enviar um e-mail para a Secretaria justificando o ocorrido. Informe seus dados pessoais, o curso que você frequenta e o motivo. Aguarde a orientação dos próximos procedimentos no seu e-mail:

No momento, o contrato está em revisão com a FFM.

Não. O curso de Capacitação não dá direito ao Bilhete Único.

O curso a distância será oferecido por meio de uma plataforma educacional com recursos de aprendizagem que podem variar de curso para curso, como por exemplo, videoaulas, áudios, e-books, grupos de discussão, questionários de avaliação, tarefas compartilhadas, indicação de guias e artigos para estudo, entre outros. A carga horária projetada contabiliza a quantidade de horas necessárias para que o aluno estude todo o conteúdo oferecido, incluindo o tempo para resolução de questionários, ou mesmo a interação com o grupo de discussão. Você terá um tempo de acesso – por exemplo, 30, 60, 90 dias ou mais – para estudar todo o conteúdo programado para o curso e flexibilidade para organizar este estudo de acordo com o seu tempo. As aulas não têm hora marcada; você poderá acessar em qualquer momento do dia e de qualquer lugar.

Você precisará ter um e-mail e um computador que tenha conexão com a internet. Para o melhor aproveitamento desta experiência, recomendamos a seguinte infraestrutura mínima:

  • Computador com processador de 1 Gigahertz (GHz) ou superior, 1 gigabyte (GB) de RAM e saída de áudio;
  • Não ter restrições de firewall;
  • Software para ler arquivos com formato PDF, que pode ser baixado gratuitamente em: http://www.adobe.com/br/;
  • Software de reprodução de vídeo, como Media Player ou outro player de vídeo que pode ser baixado gratuitamente na internet;
  • Navegador: todos disponíveis;
  • Acesso à Internet. Quanto maior a velocidade contratada, maior a velocidade de carregamento dos arquivos e melhor a qualidade das videoaulas. A nossa tecnologia oferece uma qualidade ajustável à sua velocidade de navegação.

O curso se iniciará após a confirmação do pagamento. Será enviado um e-mail com as INSTRUÇÕES DE ACESSO, e você também poderá acompanhar o curso por meio da Plataforma educacional indicada no e-mail com as instruções de acesso. Para cada curso há a informação do tempo que será concedido para que você acesse o conteúdo do curso. Este tempo varia de curso para curso. Neste prazo, acesse o curso e assista aos vídeos por quantas vezes quiser, mas fique atento para se certificar de finalizar no prazo estabelecido. Importante, o curso inicia logo após a aprovação do pagamento e o prazo para finalização começa a contar desta etapa. Dentro deste prazo, e no seu próprio ritmo, você pode fazer estudar o conteúdo. Fique atento porque após esse prazo, o acesso será encerrado.

Você receberá um e-mail com as instruções de acesso ao curso. Serão enviados dois e-mail, um com os dados do pedido de compra efetivado e, o outro com as instruções de acesso: seu login, senha, e endereço da Plataforma educacional. Lembre-se sempre de consultar sua caixa de spam. Caso não receba este e-mail no dia da sua compra e após a aprovação do pagamento, escreva para [email protected]

Você receberá um e-mail com as instruções de acesso ao curso. Serão enviados dois e-mail, um com os dados do pedido de compra efetivado e, o outro com as instruções de acesso: seu login, senha, e endereço da Plataforma educacional. Lembre-se sempre de consultar sua caixa de spam. Caso não receba este e-mail no dia da sua compra e após a aprovação do pagamento, escreva para [email protected] Recomendamos que, ao acessar o curso, consulte o cronograma para organizar o seu tempo da melhor forma possível. Ao término do curso, não se esqueça de emitir seu certificado! Dentro do curso, role a barra até o final da página e clique em CERTIFICAÇÃO – CLIQUE AQUI – GERAR CERTIFICADO. A partir da segunda via, acesse nossa central de certificados: https://eep.hc.fm.usp.br/certificado.

Dentro do prazo concedido para acesso ao curso, você poderá assistir às aulas por quantas vezes quiser.

Não há disponibilidade deste recurso.

No player você pode escolher a qualidade do vídeo. Na parte inferior direita de todos os vídeos, há um ícone “engrenagem” que possibilita a escolha da adequação automática à sua velocidade de internet até a alta definição (HD- High Definition). Se o vídeo travar, escolha a adequação automática para sua velocidade de internet. Caso não resolva, escolha uma velocidade menor, de acordo com a sua velocidade de internet para que possa assistir às aulas.

Dependendo do curso escolhido, o ideal é reservar de uma a duas horas por semana para assistir às aulas, conhecer o material complementar, pesquisar na internet e participar do fórum de discussão (se houver). Todas as atividades propostas podem ser adaptadas aos seus horários e de acordo com a sua disponibilidade, pois o seu acesso é aberto durante as 24 horas do dia (no período determinado para o curso) e de qualquer lugar com acesso à internet.

Os cursos a distância, assim como os presenciais, têm avaliações, trabalhos, frequência, e notas mínimas para aprovação, exigindo tempo e dedicação. Para muitos estudantes, contudo, a modalidade é mais fácil porque oferece mais flexibilidade para adaptação do estudo ao seu tempo, além da economia de tempo e dinheiro com deslocamentos.

A nota final de um curso é composta pelas notas de todas as atividades propostas. As atividades podem ter um peso ou sua soma compor uma média. No curso, esta situação pode ser vista no item: critério de avaliação. Todos os cursos têm um relatório de notas. Consulte seu relatório de notas e faça uma revisão se cumpriu todas as avaliações. Aquelas não realizadas serão somadas no cálculo da média como nota zero. O estudante que perder os prazos ou não realizar as avaliações estará reprovado.

No curso, esta situação pode ser vista no item: critério de avaliação. O critério pode variar de curso para curso, mas, de forma geral, estarão aprovados os estudantes que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 na média das avaliações.

Você terá a opção de uma nova compra com um desconto como ex-aluno. Importante saber que, ao frequentar qualquer curso na EEP, você terá desconto em outros cursos como ex-aluno.

Após a última aula do curso, você terá a oportunidade de responder a uma pesquisa de satisfação. É por meio desta pesquisa que nós conseguiremos saber o que você achou do curso e o que podemos fazer para melhorar continuamente. Responda e colabore para o aprimoramento dos nossos cursos

A expedição de certificado de conclusão de curso será de competência exclusiva da EEP e impresso pelo CONTRATANTE, após a aprovação no curso. O certificado é digital e poderá ser gerado no ambiente do curso ou na Central de Certificados.

Não, você poderá emitir o certificado, independente do tempo de acesso, e após ter conseguido cumprir as exigências do critério de avaliação do curso.

Todos os certificados da EEP têm um código de autenticidade. A autenticidade pode ser verificada na Central de Certificados. Os cursos têm como base legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e a Resolução CNE N° 04/99, Art 11, Inciso II – Conselho Nacional de Educação.

A EEP conta com uma Central de Certificados. Para emissão de uma nova via do certificado, basta informar seu CPF ou o código de autenticidade do certificado na Central de Certificados.

Sim, a mesma validade para qualquer objetivo: educação continuada, agregar valor ao currículo, entrevista de emprego, concursos públicos, contagem de carga horária para estágio, contagem de carga horária para ascensão profissional e outras aplicações. Tendo em vista a demanda crescente de mão de obra especializada no Brasil, acrescida das transformações no mundo do trabalho e na sociedade, a Educação Continuada é entendida como preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional, a reciclagem dos conhecimentos profissionais ou ainda a possibilidade de conhecer uma nova área ou atividade. Também refere-se ao desenvolvimento pessoal em relação à necessidade de ampliar as oportunidades de desenvolvimento ao longo de sua vida. O certificado não indica se o curso foi a distância ou presencial.

Sim. Além da Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como portarias, resoluções e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação, compõem a legislação brasileira sobre EaD (supervisão federal). Consulte o site da Secretaria de Educação a Distância (MEC – http://portal.mec.gov.br/).

Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Ou escreva, no caso de dúvidas específicas sobre o funcionamento, dinâmica do curso, ou navegação nas plataformas educacionais – e-mail: [email protected].

Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (11) 2661-7025. E-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e buscar a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP.

Prazo para o recebimento do livro: em até 30 dias úteis após a compra. Enviamos o livro pelo correio no endereço do cadastro de compra, após confirmação de pagamento do curso. O livro será enviado somente para endereços no Brasil e para o endereço cadastrado no momento da inscrição.

As Oficinas são atividades educacionais voltadas para o aprendizado prático ou observacional por meio da vivência das rotinas do HCFMUSP. São oferecidas em diversas áreas e especialidades, com carga horária e estrutura de encontros variáveis, de acordo com os objetivos específicos de aprendizagem de cada um. Todas as oficinas são realizadas nas dependências do Hospital das Clínicas da FMUSP e podem ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos. Após a conclusão, o aluno recebe certificado emitido pela Escola de Educação Permanente, que é reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação.

A inscrição no curso será considerada efetivada somente após o preenchimento de cadastro e quitação do pagamento. O cadastro, no entanto, só será liberado após a negociação de período da oficina com o setor promotor.

Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (11) 2661-7025, E-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e buscar a informação desejada ou pode nos visitar à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo – SP.

O passo a passo para a sua inscrição está publicado no site da EEP. Segue, aqui também, as informações necessárias para você:

  1. Escolha a Oficina – elas estão dispostas no menu lateral na página Oficinas e, clique no programa desejado;
  2. Faça a solicitação por e-mail – após ler as informações, envie um e-mail para [email protected], informando claramente a área de interesse, duração ideal e, se possível, data pretendida;
  3. Aguarde um retorno da EEP no seu e-mail, pois a EEP entrará em contato para ajustes e orientações sempre que necessário;
  4. Aguarde a confirmação – do agendamento da Oficina, formas de pagamento e inicio do programa.

Não há datas pré-fixadas para o ingresso nos cursos no modelo de Oficinas. O fluxo de entrada de alunos é contínuo segundo disponibilidade de vagas de cada área e de interesse do aluno. Cada área faz a gestão do número de vagas, início e término do curso.

Acesse o nosso site – https://eephcfmusp.org.br/portal/oficinas – e confira no nosso Portal.

A EEP está localizada na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – 05403-010 – São Paulo-SP, próximo ao metrô Clínicas. Telefone: (11) 2661-7025. Disponibilizamos um setor de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outro canal de contato é o e-mail: [email protected]. Faça contato caso necessite de informações gerais sobre os programas de cursos ou solicite a indicação de uma pessoa para conversar sobre um assunto específico. Você pode consultar o rodapé do site da EEP e buscar a informação desejada ou pode nos visitar.

Não há nenhum contrato a ser assinado. O curso é acordado entre o aluno e a área.

Cada oficina é oferecida com uma ou mais cargas horárias, com valores de inscrição correspondentes. O aluno escolhe o período que melhor se adequa às suas necessidades. Por ser uma atividade prática, que prevê o acompanhamento da rotina, a critério da coordenação, mesmo tendo cursado carga horária parcial, poderá ser emitido certificado correspondente.

Não há processo seletivo, mas há necessidade de agendamento de datas com a área que receberá o aluno. Leia as instruções para fazer sua inscrição e, em caso de dúvidas, entre em contato com a EEP.

Profissionais de saúde com formação em nível superior

Não. A inscrição poderá ser feita sem nenhum pagamento de taxa. Após a aprovação do candidato, o aluno deverá fazer o pagamento do valor da Oficina de acordo com a carga horária escolhida.

O valor das Oficinas Práticas é variável em função da especialidade oferecida, da área de estudo, e da carga horária escolhida. Os valores poderão ser parcelados na finalização do cadastro da inscrição. Informe-se também no site da EEP: https://eephcfmusp.org.br/portal/oficinas.

Não há uma política de desconto para as Oficinas. Caso haja uma turma inscrita por uma empresa ou instituição, a coordenação do curso poderá verificar a possibilidade de desconto. Entre em contato com a EEP para saber como funciona a inscrição de um grupo fechado: [email protected].

Sim, você pode pagar com cartão. As formas de pagamento com cartão podem ser por crédito ou débito escolhidos na hora de fechar o pagamento.

Você pode pedir o seu Informe de Rendimentos por email: [email protected] ou [email protected]. Envie seus dados (nome, RG, CPF) e a referência financeira da sua solicitação.

Sim. Depois que você preencher o seu cadastro no site, aguarde o contato da EEP. Fique atento ao preenchimento correto dos seus dados, pois a EEP enviará um e-mail para você. Atenção para manter os seus dados sempre atualizados.

Ao adquirir um dos nossos cursos, você fará parte da maior comunidade de profissionais de saúde do Brasil, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e poderá estudar em um dos nossos institutos, como por exemplo:

  • Escola de Educação Permanente – EEP;
  • Instituto Central – ICHC;
  • Instituto da Criança – ICR;
  • Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOT;
  • Instituto de Psiquiatria – IPq;
  • Instituto de Radiologia – InRad;
  • Instituto do Coração – InCor;
  • Instituto do Câncer – ICESP;
  • Instituto de Medicina Física e Reabilitação – IMRea, dentre outros.

A EEP emite a Declaração de aluno via PDF e envia por e-mail. A Declaração deve ser solicitada via e-mail. Não há custo para a 1ª Declaração de aluno matriculado. Aguarde o prazo de confecção e a Declaração será entregue no seu e-mail. Caso seja necessária uma 2ª via da Declaração impressa, haverá um custo que deverá ser pago e retirado no Atendimento ao Aluno na EEP. E-mail para a solicitação: [email protected].

O Certificado da Oficina será emitido ao fim do curso de acordo com a carga horária cumprida. A relação dos alunos que deverão receber o certificado é enviada pela coordenação do curso e a EEP procede com a emissão. Caso você precise de uma 2ª via do seu Certificado, solicite para à secretaria dos cursos e haverá um custo para a nova impressão: [email protected].

Não é necessário fazer a solicitação do crachá. Todos os alunos dos cursos presenciais recebem o crachá quando ingressam, sem custo adicional. Caso o aluno perca o crachá de identificação e acesso, deverá solicitar via e-mail à Secretaria e haverá um custo para a impressão da 2ª via. O crachá é o seu documento de identificação dentro do Complexo do Hospital das Clínicas e deve ser usado em lugar visível.

Caso você precise desistir do curso, deverá enviar um e-mail para a Secretaria – [email protected] – justificando o ocorrido. Informe seus dados pessoais, o curso que você frequenta e o motivo. Aguarde a orientação dos próximos procedimentos no seu e-mail. Não há nenhuma taxa a ser paga. Para maiores informações da política de desconto acesse: https://eephcfmusp.org.br/portal/politicas

Você encontra o requerimento de matrícula (ou ficha de inscrição) no site da EEP. Consulte o link https://eephcfmusp.org.br/portal/online/?s=atls&post_type=product – na aba Informações, você vai encontrar o formulário para downloads.

Caso o aluno precise desistir do dia escolhido, inicialmente deverá seguir os protocolos da Política de Transferência e Cancelamento do Curso:

Política de Transferência e Cancelamento do Curso Prazos para transferência

  1. É permitida 1 (uma) transferência de data de curso por aluno, desde que solicitada até 45 dias antes da data de início do curso adquirido e que haja disponibilidade de vaga na nova data. Após esse período, o aluno terá a opção de cancelamento.

Prazos para cancelamento

  1. Até 40 dias antes da data de início do curso – devolução de 80% do valor pago.
  2. Até 30 dias antes da data de início do curso – devolução de 50% do valor pago.
  3. Até 29 dias antes da data de início do curso – serão aceitas somente substituições de nomes de participantes e para tal; o pedido deverá ser encaminhado por e-mail até sete dias antes da data de início do curso, dentro do horário de atendimento. NÃO é responsabilidade da EEP efetivar substituições realizadas fora do prazo previamente estabelecido.
  4. Cancelamentos que não se encaixem nas regras citadas acima poderão ser analisados individualmente.

IMPORTANTE:
* A EEP reserva-se ao direito de cancelamento ou remanejamento para outra data caso não atinja o número mínimo de inscritos. Neste caso, será comunicado previamente, com 20 dias de antecedência.
* Para transferência de data, o inscrito deve encaminhar e-mail para [email protected] solicitando a alteração, que estará sujeita à disponibilidade de vagas.
* Caso ocorra alteração no valor do curso, o inscrito deverá pagar a diferença.
* É responsabilidade do aluno informar corretamente o endereço completo para envio do Manual do curso e Certificado. Caso haja devolução do material enviado por correio, o reenvio será cobrado do aluno.
Observação: a Política de Desconto EEP não se aplica ao ATLS e PHTLS.

Caso haja alguma desistência, a Secretaria dos cursos poderá convocar candidatos que tenham manifestado interesse por alguns dias cujas datas já tenham sido preenchidas. O interesse em alguma data deve ser manifestado via e-mails: [email protected] ou [email protected].

Não. Em nenhum momento será aproveitado o estudo interrompido por qualquer motivo. Será necessário fazer o curso novamente

Caso você seja reprovado, será necessário fazer o curso novamente. No ATLS, poderá ser descontado o valor referente ao material de apoio.

Qualquer documento necessário referente ao curso poderá ser solicitado por e-mail. Você também receberá o Certificado enviado por SEDEX no seu endereço de cadastro. Atenção na hora de preencher os seus dados na Ficha de Inscrição/Requerimento de Matrícula.

O local do curso presencial é no Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – no prédio onde fica a EEP – Escola de Educação Permanente, localizada na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – Térreo – Cerqueira César – São Paulo – SP.

Cópia do Registro Profissional e Requerimento de Matrícula, conhecido também como Ficha de Inscrição.

Você precisa atingir a nota de 70% para ser considerado aprovado. Cada tema é desenvolvido através de exposições teóricas e atividades práticas em manequins cirúrgicos. Há também manequins humanos treinados. Todas as atividades são supervisionadas por instrutores credenciados pelo Colégio Americano de Cirurgiões. Frequência e avaliação serão analisados pelos instrutores.

É considerado inscrito somente o candidato que efetivar o pagamento.

Você receberá um crachá de identificação no dia do curso. Não é necessária a solicitação.

Você encontra mais informações no site da EEP: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/curso/atls-advanced-trauma-life-support, na aba Investimentos. Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo telefone (11) 2661-7025 ou pelo e-mail [email protected].
Para o PHTLS: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/curso/phtls ou no e-mail [email protected].

Não há uma política de desconto que englobe os cursos do PHTLS e ATLS. Há apenas uma política de transferência e cancelamento. Confira a política de troca e cancelamento:
A EEP somente aceitará os pedidos de cancelamento realizados dentro dos seguintes prazos:

  1. Até 40 dias antes da data de início do curso – devolução de 80% do valor pago.
  2. Até 30 dias antes da data de início do curso – devolução de 50% do valor pago.
  3. Até 29 dias antes da data de início do curso – serão aceitas somente substituições de nomes de participantes e para tal, o pedido deverá ser encaminhado por e-mail até sete dias antes da data de início do curso, dentro do horário de atendimento; NÃO é responsabilidade da EEP efetivar substituições realizadas fora do prazo previamente estabelecido.

Não há taxa de inscrição. Apenas o valor do curso.

Caso você tenha feito a sua inscrição e precise de uma nova data para o vencimento do boleto, entre em contato por e-mail e solicite uma avaliação do setor Financeiro.

Envie um e- mail com as informações necessárias como seu nome, RG e CPF, quando cursou e o nome do seu curso para o e-mail [email protected].

Não há taxa de desistência, mas a EEP somente aceitará os pedidos de cancelamento realizados dentro dos seguintes prazos:

  1. Até 40 dias antes da data de início do curso – devolução de 80% do valor pago.
  2. Até 30 dias antes da data de início do curso – devolução de 50% do valor pago.
  3. Até 29 dias antes da data de início do curso – serão aceitas somente substituições de nomes de participantes e para tal, o pedido deverá ser encaminhado por e-mail até sete dias antes da data de início do curso, dentro do horário de atendimento; NÃO é responsabilidade da EEP efetivar substituições realizadas fora do prazo previamente estabelecido.

Você recebe o seu certificado em aproximadamente 60 dias após o término do curso. A EEP enviará um relatório sobre o aproveitamento dos alunos ao National Association of Emergency Medical Technicians – NAEMT, ao final do curso, e eles terão o prazo de 30 a 60 dias no máximo para emissão e envio dos Certificados.

A EEP enviará o livro imediatamente após a confirmação de pagamento, aproximadamente de 30 a 40 dias antes da data do seu curso. Você receberá o livro em seu endereço de cadastro. É importante que você preencha os seus dados de nome e endereço corretamente na sua inscrição.

O Curso ATLS – Suporte de Vida Avançado no Trauma é um treinamento teórico-prático, desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões, para médicos que atuam nos serviços de emergência. Em primeiro lugar, o ATLS tem como objetivo padronizar a avaliação inicial e o atendimento do paciente traumatizado, além de aprimorar o atendimento dentro dos critérios mais avançados e já adotados por numerosos países desenvolvidos. É oferecido em dois formatos: ATLS e ATLS – R2 Cirurgia Geral. O curso oferece oportunidades de aprendizado ativo por meio de várias metodologias:

  • Demonstrações;
  • Discussões de grupo;
  • Sessões interativas de treinamento prático;
  • Cenários com doentes simulados;
  • Teste escrito;
  • Aulas teóricas e práticas.

Verifique o calendário do ATLS e faça a sua inscrição por data: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/curso/atls-advanced-trauma-life-support. Ou solicite informações por e-mail: [email protected].

Todo profissional da área da saúde, como médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, bombeiro, motorista de ambulância, etc.

O curso é realizado no período de dois dias nos fins de semana, ou seja, sábado e domingo. Horários: sábado, das 7h30 às 18h, e domingo, das 7h30 às 18h. Quanto às datas, é necessário consultar no site em VEJA AS DATAS DISPONÍVEIS. Se houver dúvidas, envie um e-mail para [email protected].

Você encontra mais informações no site da EEP.

Bem-vindo ao Fale Conosco

Para que possamos melhor responder-lhe, por favor, preencha o formulário abaixo.

Selecione uma das opções abaixo: