A atuação do farmacêutico e do técnico de Farmácia no ambiente hospitalar

farmacêutico

Você conhece as principais áreas de atuação do farmacêutico? Podemos dizer que essa área profissional vai muito além do papel fundamental no uso racional de medicamentos. Hoje, quem se forma em Farmácia pode expandir a sua carreira e atuar em setores diversificados, como é o caso do hospitalar.

Neste segmento, os farmacêuticos têm atribuições exclusivas em diversas áreas, como Farmácia Clínica, Pesquisa Clínica, Farmacovigilância, Farmacotécnica, Manipulação de Quimioterápicos, Farmacoeconomia, Logística Farmacêutica e Laboratório de Análises Clínicas.

Os técnicos em farmácia também têm atuação fundamental no ambiente hospitalar. Dentre suas diversas atribuições, pode-se destacar seu importante papel na dispensação correta de medicamentos. Por ser uma profissão inovadora, dinâmica e em constante evolução, a cada dia tornam-se ainda mais necessários os serviços prestados pelos técnicos treinados e qualificados nessa área específica, onde, com o apoio e acompanhamento dos farmacêuticos, podem ter sucesso na carreira.

E como está o mercado de trabalho? Formados em Farmácia encontram o mercado aquecido e com um alto índice de empregabilidade. Em uma recente publicação da Revista Exame, na qual foi realizado um levantamento das profissões formais com maior número de admissão, a profissão farmacêutica ficou em terceiro lugar no número de contratações formais, nos primeiros quatro meses de 2018, perdendo apenas para enfermagem e análise de sistemas.

Jessé Eduardo Bipo, Coordenador e Docente na Escola de Educação Permanente (EEP) do HCFMUSP e Farmacêutico Clínico do Hospital Totalcor, acrescenta: “Para se ter ideia, ao navegar alguns minutos pelo site do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), é possível identificar mais de 80 vagas abertas para farmacêuticos – desde vagas destinadas a recém-formados (nível júnior) a cargos de chefia (gerentes)”. Ele disponibilizou um texto em seu perfil no LinkedIn que aborda mais profundamente a importância da atuação dos profissionais; confira!

 

Atuar na área: compaixão, liderança e espírito de equipe

Jessé Eduardo Bispo, Coordenador e Docente na EEP-HCFMUSP e Farmacêutico Clínico do Hospital Totalcor

Quem deseja ingressar na Farmácia precisa saber, antes de tudo, que ter compaixão, liderança, espírito de equipe e senso de urgência, ser centrado, organizado, criterioso, humano, proativo, flexível, comunicativo, estudioso e ético é imprescindível. Para o curso de nível técnico, é necessário, além disso, ter noções básicas de Biologia, Química e Física. Já para o nível superior, além do básico solicitado ao técnico,  recomenda-se o conhecimento em Farmacologia, Logística e Cálculos Farmacêuticos.

“Sempre comento em minhas aulas que todos os farmacêuticos deveriam ter realizado um curso técnico para lapidar as qualidades listadas acima, e também para conhecer e se inteirar às Legislações, Resoluções e Portarias que regem nossa profissão”, explica Jessé.

Para auxiliar nos estudos ou ingressar no mercado de trabalho de quem já está cursando ou deseja iniciar na Farmácia Hospitalar, ele deixa mais algumas dicas – confira conteúdo completo em seu perfil no LinkedIn:

  • Estude muito, muito mesmo! Mantenha-se atualizado, faça especialização, residência ou aprimoramento profissional;
  • Qualifique-se! Participe de Simpósios, Jornadas Farmacêuticas, Cursos de Atualização e Extensão, Encontro de Farmacêuticos;
  • Aprenda cálculos de uma vez por todas, como: regra de três, conversão de unidades/formas/fórmulas, diluição e preparo de soluções, noções de estatística, fator de equivalência e cálculo da superfície corporal;
  • Não deixe de conhecer um pouco de material Médico-Hospitalar (equipos, fios cirúrgicos, kits);
  • Aprenda muito sobre a importância da Equipe Multidisciplinar;
  • Por último, mas não menos importante: construa um bom currículo, tenha objetivo; não desanime e, em hipótese alguma, desista de seus sonhos!

 

Iniciar e aprimorar o conhecimento

Caminhando com a evolução da área e buscando aprimorar quem deseja se tornar um profissional na área de farmácia, a Escola de Educação Permanente (EEP) do HCFMUSP oferece cursos de excelência, à distância (EaD) e presencial, com formatos inovadores direcionados a área – todos preparados para capacitar os profissionais auxiliares, técnicos de Farmácia e farmacêuticos.

A maioria dos cursos está disponível na modalidade EAD: Cálculos em Farmácia; Psicofarmacologia e Portaria 344/98; Assistência Farmacêutica em Drogarias; Orientações para dispensação de medicamentos em drogarias; Interações Medicamentosas e Capacitação Técnica sobre Dispensação de Medicamentos.

Além dos cursos de complementação, a EEP oferece formação Técnica em Farmácia, abrindo inscrições semestralmente. São cursos presenciais e profissionalizantes pois, ao término do curso, que tem duração aproximada de um ano e meio, os alunos estão aptos a trabalhar em qualquer segmento farmacêutico, incluindo drogarias, farmácias de manipulação e hospitais, entre outros. Jovens matriculados no ensino médio, a partir do 2º ano, e pessoas que tenham concluído o ensino médio podem optar por esta formação.

Ainda na modalidade presencial, os interessados poderão participar de dois novos cursos na área hospitalar que estarão com inscrições abertas em maio de 2019: Capacitação em Farmácia Hospitalar e Logística Farmacêutica Aplicada ao Setor Hospitalar. Mais informações sobre estes cursos estarão disponíveis em breve, no site da EEP, e em nossos canais de comunicação (Facebook, LinkedIn e Instagram).