O boom do ensino a distância no Brasil

Ensino a distância

A praticidade que o ensino a distância (EAD) proporciona abre portas para que mais pessoas se qualifiquem. No HCX, em breve, a modalidade completará 10 anos, e seguimos capacitando profissionais de todo o País.

Com a popularização da internet, pessoas de todo o Brasil passaram a usar a ferramenta para buscar interação e conhecimento. Em meados da década de 1990, instituições diversas de ensino começaram a publicar aulas e conteúdos para consulta na internet; muitas universidades iniciaram então seus cursos EAD.

Em 1996, nasceu a Secretaria de Educação a Distância (SEED) e as leis brasileiras se tornaram mais abrangentes – o diploma dessa modalidade de ensino se tornou válido e reconhecido. Entre o fim daquela década e o início dos anos 2000, surgiram outros órgãos e leis para regulamentar o ensino a distância, como a UniRede – Rede de Educação Superior a Distância.

Atualmente, o modelo de ensino a distância desde o ensino fundamental até a pós-graduação em plataformas online, é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). São dois modelos: alunos e professores permanecem separados durante as aulas teóricas e se encontram para as práticas, o que é chamado de ensino híbrido; ou permanecem a distância durante todo o curso.

Em 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou seu Censo de Educação Superior que mostrou que, de 2009 a 2019, o número de novos alunos em cursos superiores a distância aumentou 4,7 vezes – de 330 mil estudantes, o índice ultrapassou 1 milhão e meio deles.

O Inep ressaltou que, na rede privada, foi a primeira vez que o número de alunos em EAD superou o de graduações presenciais, e que a ampliação dos cursos a distância é uma tendência no Brasil.

Ensino a distância no Hospital das Clínicas da USP

A história de capacitação profissional na área da saúde do Hospital das Clínicas começou em 1944, mas foi em 2014 que o ensino a distância começou a surgir timidamente, com mais de 20 cursos na área médica e multiprofissional, além de outros 20 na área técnica, de atualizações, aperfeiçoamento e especializações.

“Apesar de ter começado em 2014, a grande virada da área foi de 2019 para 2020, momento em que investimos em mais equipamentos e servidores. Quando chegou a pandemia de Covid-19, já estávamos fazendo isso, já tínhamos o escopo e a estrutura”, conta Gisleine Cristina Eimantas, Diretora Executiva do HCX Fmusp.

“Levou três anos para sermos aprovados pelo MEC para oferecer o ensino a distância; fomos avaliados por uma comissão, e começamos os cursos de especialização nesta modalidade”, complementa Dr. Decio Mion Jr., Diretor Geral do HCX.

Ensino a distância capacitou quase 54 mil alunos

É um orgulho para a história do HCX saber que 53,9 mil alunos foram capacitados na área da saúde por meio do ensino a distância, entre 2018 e 2020. Este índice só foi possível graças ao diferencial oferecido pelo HCFMUSP e todo o corpo docente, que atualmente fazem acontecer mais de 150 cursos EAD.

“Conteúdo e informação você encontra em qualquer lugar, e o nosso diferencial é a experiência que o HCFMUSP tem, é a vivência que o professor e os alunos têm aqui. E isso é único! Essa prática do HC pode ser feita mesmo a distância, e o aluno vai aprender sobre complexidade, patologias raras, tudo durante a passagem dele pelo hospital”, explica Gisleine.

 Investir no EAD é compromisso do HCX

As metas para 2022 são inovar ainda mais no ensino a distância para compartilhar o conhecimento técnico e aperfeiçoar os profissionais da saúde, sempre com o objetivo de cuidar do paciente e salvar vidas.

“Queremos capacitar cada vez mais pessoas, para que elas consigam cuidar cada vez mais e melhor dos pacientes. Estamos conseguindo, mas ainda precisamos alcançar outras regiões do País e também expandir para além do Brasil. Já estamos em alguns outros países, por conta da Capacitação Estrangeira, mas de forma presencial. Agora, temos uma ferramenta de tradução simultânea para traduzir nossos cursos para o espanhol e o inglês, com o objetivo de ultrapassar barreiras”, conta Gisleine Cristina Eimantas.

Muitas novidades estão por vir, para que o HCFMUSP continue levando educação de qualidade, por meio do ensino a distância, para os profissionais da saúde.

“Somos muito mais do que uma escola. Somos uma instituição de ensino credenciada, uma fonte de conhecimento, e somos responsáveis por todas as atividades educacionais do HCFMUSP, para disseminação de conhecimento científico e assistencial. É isso o que somos e o que fazemos!”, finaliza Gisleine.