HCFMUSP fecha parceria com Reino Unido para programa de saúde digital

Plano Saúde Digital

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP fechou uma parceria com o governo britânico para criar o Plano de Saúde Digital. O projeto tem a finalidade de desenvolver soluções digitais de saúde para aumentar a qualidade e eficiência no atendimento e acompanhamento de seus pacientes.

Uma das metas é realizar 40% dos atendimentos de forma remota, desde a marcação de consultas até o acompanhamento de pacientes crônicos. Outro objetivo é introduzir a iniciativa de atenção primária remota em dez municípios. Além disso, o programa pretende criar dez linhas de cuidados digitais dentro do HC e realizar telerregulação de urgência e emergência de 30 mil pacientes por ano.

“Aprendemos durante a pandemia que a saúde digital, em particular a telemedicina, pode ser muito útil para atender os pacientes de forma rápida e com a mesma qualidade do atendimento presencial”, ressalta o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia (InRad) e presidente da Comissão de Inovação do HCFMUSP.

Em 2020, foram mapeadas mais de 70 iniciativas no complexo HC, no qual 20 delas foram selecionadas para compor o Plano de Saúde Digital. Os projetos envolvem teleconsultas, digitalização de etapas do atendimento ao paciente, visitas remotas, telemonitoramento de pacientes crônicos, teleconsultoria, capacitação de profissionais para realização de telemedicina e extensão do programa para todos os níveis de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto terá duração de dois anos e faz parte do Better Health Programme (BHP),  cooperação em saúde do Reino Unido com o Brasil. Conta também com a participação do sistema público britânico, o NHS (Serviço Nacional de Saúde, na sigla em inglês), como parceiro técnico, e apoio do Ministério da Saúde.

Curso de Formação em Saúde Digital

Para ajudar profissionais frente a esses grandes desafios, o HCFMUSP conta agora também com um curso de Saúde Digital. É uma formação online e com encontros ao vivo, para quem deseja se aprofundar na telemedicina e na implantação de serviços digitais de saúde. 

Por meio de uma abordagem prática e com professores renomados, o programa busca discutir os principais conceitos e ferramentas tecnológicas existentes. Uma oportunidade de interagir ao vivo e aprender com grandes nomes da saúde no Brasil.