Curso de Medicina de Emergência da USP

Curso de Medicina de Emergência

Todo mundo passa por uma situação de emergência na saúde – seja por algo mais simples e corriqueiro, como uma dor de garganta, ou por um cenário complexo, como um acidente vascular cerebral ou trauma mais sério. Mas o que grande parte da população talvez não saiba é que existe uma especialidade nessa área: a Medicina de Emergência foi aprovada como tal no Brasil em 2015, fazendo o país se equiparar então a outros 80 no mundo.

Seu principal objetivo é o cuidado agudo do paciente, tanto no campo pré-hospitalar quanto no atendimento inicial hospitalar. Para atuar nela, o profissional deve desenvolver um conhecimento de lesões e doenças agudas, identificando-as com sinais de alerta e risco de vida, e seus tratamentos.

Um modelo interessante de departamento de emergência é composto por emergencistas. Potencialmente, usa menos recursos, já que o emergencista é capacitado para fazer o atendimento inicial de casos clínicos a trauma e, além disso, permite uma visão completa do paciente sem ancoramento a alguma especialidade. “A especialidade é nova no Brasil e ainda não existe esse número de especialistas para compor uma escala de pronto-socorro”, afirma Dr. Julio F. M. Marchini, supervisor suplente da residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP. Claramente, faltam profissionais na área, que ainda tem muito a crescer.

Para facilitar o acesso de alunos do curso de Medicina, recém-formados ou daqueles já experientes, e que buscam uma qualificação na área da Emergência, Dr. Julio coordena, com demais professores da área, o curso de Medicina de Emergência USP. “Trata-se de um modo mais acessível dos estudantes e formados se aproximarem do tema”, pontua.

Ele explica que o curso online cobre todas as possibilidades: “As mais prevalentes do departamento são emergências clínicas, mas o curso ainda aborda as cirúrgicas e outras”.

De fato, o foco da especialidade é a emergência aguda, mas o emergencista é preparado para atender todos os pacientes que procuram o pronto-socorro independente de sua queixa; ele se torna capaz de identificar sinais de alerta e o que é de fato grave, e direciona para a sala de emergência quando é o caso. Pacientes que podem ter alta podem também receber encaminhamento ao especialista, quando preciso.

 Além da relação médico-paciente não ser bem estabelecida no pronto-socorro, é preciso considerar que é um ambiente vulnerável para processos médicos. O curso permite ao profissional obter a formação teórica para se sentir mais confiante no plantão. Já os serviços se beneficiam de uma equipe emergencista ao não precisar envolver os especialistas de demais áreas no rodízio de plantão, o que otimiza os recursos dispensados no pronto-socorro.

Emergências Clínicas USP 

Além do Dr. Julio, o curso de Emergências Clínicas conta com os Profs. Heraldo Possolo de Souza, Rodrigo Antônio Brandão Neto e Lucas Oliveira Marino. Após liberadas, as aulas permanecem online até o encerramento do curso, permitindo que o aluno que entre um pouco mais tarde tenha acesso a todo o conteúdo – videoaulas e materiais complementares. Os módulos são:

  1. Atendimento ao Paciente Grave no Departamento de Emergência;
  2. Insuficiência Respiratória no Departamento de Emergência;
  3. O paciente cardiológico no Departamento de Emergência;
  4. Emergências Metabólicas e Renais
  5. Atendimento ao trauma no Departamento de Emergência;
  6. Emergências Neurológicas e Psiquiátricas
  7. Acometimentos abdominais e Oncohematológicos no DE
  8. Infecção no PS;
  9. Ginecologia e Urologia;
  10. Outras emergências.

A cada mês, são liberados conteúdos de um ou dois módulos; cada um conta com questionários de fixação. Há, ainda, o fórum, em que são respondidas perguntas semanalmente, podcasts e o livro que chega agora à sua 17ª edição; confira detalhes da 16ª edição aqui. “Os livros são sempre atualizados, incorporamos novos consensos que tenham sido publicados, assim como novos artigos relevantes. Também criamos fluxogramas, algoritmos e tabelas em todos os capítulos”, explica Dr. Julio. Este é um dos cursos do HCX com o material mais completo disponível. 

Medicina de Emergência USP 2023

Já está no ar a edição 2023 do curso de Medicina de Emergência USP, referência na área em todo o Brasil. São mais de 150 horas de aulas, desenvolvidas por especialistas da Disciplina de Emergências Clínicas da USP. Tudo para preparar os médicos para uma atuação segura em plantões no Pronto-Socorro. 

Ao todo, mais de 40 mil profissionais foram qualificados com o curso. Uma guia essencial para estudantes, residentes e médicos de todo o Brasil. 

Veja também: A importância da Medicina de Emergência